Professora de Anchieta é vencedora do Prêmio Shell de Educação Científica
Por Redação | 12.01.2021
A professora Cibele exibe um dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do nono ano.
Notícia boa tem que ser compartilhada, ainda mais quando se trata de educação. No final de dezembro a professora da rede municipal de Anchieta, Cibele Kemeicik da Silva Machado foi vencedora do prêmio Shell de Educação Científica, na categoria Ensino Fundamental II do Espírito Santo. A professora de ciências leciona na escola Emeief Élson Garcia, em Ubu, onde desenvolveu o trabalho com as turmas de 9° ano em 2019.
Ela criou um projeto em que os alunos produziam uma montanha russa de papel e aplicavam teorias e conceitos ensinados durante as aulas. Os alunos se organizavam em grupos e escolhiam criar um circuito que seria percorrido no maior ou no menor tempo por uma bolinha. E a professora premiou os melhores modelos de montanha russa criados na sala de aula. Conforme Cibele, a ideia foi proposital para quebrar o mito de que aprender ciências é complicado. “Foram trabalhos muito interessantes. Além dos alunos construírem a montanha russa, eles aprenderem de uma forma lúdica os conceitos de física e também realizaram um relatório com o detalhamento dos cálculos que usavam”, contou a professora.
Ela explica que apesar de confiar na qualidade do trabalho, ficou muito surpresa com a premiação que aconteceu de forma virtual e foi gravada em vídeo. “Quando informaram que o trabalho estava entre os finalistas eu não sabia com quais projetos estávamos concorrendo. Quando vi o nome dos projetos do segundo e terceiro lugar, cheguei a achar que não tinha chances, porque eram ótimos trabalhos. Quando descobri que ganhei o primeiro lugar, foi só alegria”.
A professora conta que ao saber do resultado foi pura emoção. “Não sabia de gritava ou chorava, foi muita emoção. Estava concorrendo a final com outros 4 projetos muito bons. Eu acompanhei o resultado com milha família e todos se emocionaram”, disse.
Sobre o prêmio
O Prêmio Shell de Educação Científica acontece desde 2014 e busca incentivar e valorizar os profissionais da educação nas áreas de ciências e matemática do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Todo ano, são selecionados e premiados projetos de educação inovadores que, por meio de metodologias diferenciadas, imprimam novas formas de ensinar e de aprender. O objetivo é reconhecer o trabalho de professores que transformam a sala de aula em ambientes inovadores e criativos, incentivando o interesse dos alunos pelo conhecimento científico.
A professora Cibele e os vencedores das outras categorias do Prêmio Shell serão contemplados com uma viagem educativa a Londres na Inglaterra, onde os professores farão uma imersão na área das ciências. Mas em virtude da pandemia provocada pela Covid-19 a viagem será adiada e deve ser realizada após a retomada da normalidade.

Maioria das denúncias contra invasores nos EUA vem de familiares

Casos diários na Itália abaixo dos 10 mil pela primeira vez em janeiro

Estudo detecta ação de empresas em campanhas de desinformação

Prefeito de Iconha comemora união com Estado para reconstrução do Município

Bolsonaro insiste em tratamento precoce e volta a lançar desconfiança sobre Coronavac

Sobe a 40% a avaliação do governo Bolsonaro como ruim ou péssimo, diz pesquisa

Município de Itapemirim cria projeto Restinga Viva para recuperar a orla

Marataízes se prepara para iniciar vacinação contra a Covid-19

Educação de Anchieta realiza pesquisa para iniciar ano letivo com segurança

Serviço de higienização continua em Presidente Kennedy

Em ano de enchente e pandemia, serviços sociais tiveram papel crucial em Cachoeiro

Vacina: profissionais da ‘linha de frente’ são prioridade no Hifa

Estudantes da Rede Estadual devem efetivar matrícula até dia 25 de janeiro

Governador Casagrande anuncia início da vacinação contra Covid-19 nesta segunda (18)

Desmatamento na Amazônia cresce 30% em 1 ano e bate recorde da década

Prefeito de Piúma e comitiva acompanham Ação Mais Saúde pelo interior do município

Vereador reeleito por Marataízes tem prestação de contas contestada

Estado recebe 1,5 milhão de seringas para vacinação contra a Covid-19

Acidente de lancha deixa quatro mortos em Angra dos Reis, RJ
