Estado recebe hoje nova remessa de vacinas contra a Covid-19
Por Redação | 24.02.2021
O Espírito Santo recebeu, na manhã desta quarta-feira (24), 61 mil doses de vacinas para dar continuidade à imunização contra a Covid-19. São 38 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford e 23 mil doses da Coronavac (Sinovac/Butantan). Para essa nova remessa, o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização, definiu o envio de 100% de doses para completar a imunização de idosos de 85 a 89 anos, mais 24% da população de 80 a 84 anos e 8% para trabalhadores da saúde. O quantitativo enviado obedece a critérios de proporcionalidade das populações dos grupos prioritários.
As doses serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio, localizada em Vitória, para cadastramento. A previsão de distribuição aos municípios da Região Metropolitana e envio às regionais de saúde da região Norte, Sul e Central é para esta quinta-feira (25).
Para o esquema de aplicação, o Estado seguirá a orientação do Ministério da Saúde de uso de todas as primeiras doses da AstraZeneca/Oxford, com a garantia de envio da segunda dose posteriormente, uma vez que tem intervalo de 12 semanas, mais a orientação de guardar a segunda dose da Coronavac para aplicação em intervalo de até quatro semanas.
Público da primeira fase de vacinação
O Ministério da Saúde definiu como público prioritário da primeira fase da Campanha de Vacinação trabalhadores da saúde; pessoas maiores de 60 anos residentes em instituições de longa permanência; pessoas maiores de 18 anos com deficiência residentes em Residências Inclusivas; indígenas aldeados; e idosos acima dos 75 anos.
Devido ao cenário de escassez de vacinas no Brasil, o Estado pactuou com os municípios medidas por meio da Comissão Intergestores Bipartite, visando a garantir a vacinação de forma ordenada aos trabalhadores da saúde e aos idosos, com resoluções de escalonamento dos grupos até a sua totalidade. Para os demais grupos foram garantidos 100% da vacinação ao total da sua população, tanto da primeira quanto da segunda dose.
No momento, o Estado apresenta 81% da população de trabalhadores da saúde imunizada e antecipou, desde o último dia 17 de fevereiro, a vacinação de idosos de 85 a 89 anos. Em relação aos idosos, a orientação aos municípios é, de acordo com a Resolução CIB Nº013, ao atingir 90% da imunização de um grupo, ampliar a vacinação para o grupo seguinte, em conformidade com os cenários de disponibilidade da vacina.

O que muda para quem tem ou trabalha com uma moto, pela nova Lei de Trânsito

Presidente da Câmara de Cachoeiro é vacinado com a primeira dose contra Covid

Receita adia para 31 de maio prazo para entrega de declaração de Imposto de Renda

Procon orienta consumidores sobre ressarcimento de danos causados por picos de energia

Prefeitura de Marataízes apoia Projeto Cultura em Toda Parte

Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Samarco

Transporte público volta a operar na Grande Vitória e no Estado

Governo do Estado entrega dez novos leitos para UTI Covid em Itapemirim

Decisões judiciais garantem condutas de CPIs

Profissionais da Santa Casa fazem apelo para evitar propagação da Covid

Prefeito de Cachoeiro presta conta das ações de 2020 à Câmara Municipal

Flamengo vence Palmeiras e é Bi-Campeão da Supercopa

Subsecretário de Tecnologia de Itapemirim morre aos 46 anos

Pela 1ª vez, jovens são maioria dos internados em UTIs no Brasil

Laudo pericial aponta morte de Deco como ‘morte natural’

Banestes anuncia pacote de auxílio a produtores rurais atingidos pelas chuvas no Estado

Eduardo Bolsonaro apresenta requerimento plagiado em comissão da Câmara

Governador acompanha visita da imagem de Nossa Senhora da Penha ao Hospital Dr. Jayme

Rolê de frango empanado recheado com presunto e queijo
