Menu

Home    Colunista    Diego Ramon

Estruturando cidades para se transformarem em Destinos Turísticos II

Por Diego Ramon

16.10.2017

 

COMTUR

Continuando nossa pequena série de ações propositivas para estruturar cidades que almejam tornarem Destinos Turísticos, hoje apresentaremos o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

O COMTUR, segundo uma definição do Ministério do Turismo, “é um órgão da Administração Municipal, ligado ao poder executivo, de caráter consultivo e/ou deliberativo, composto por representantes do poder público, empresários e sociedade civil”. Diante disso já é possível concluir que, trata-se de um órgão descentralizador, ou seja, se o planejamento turístico de uma cidade esta na responsabilidade exclusiva do secretário municipal de turismo, com o COMTUR esse planejamento pode passar para a responsabilidade de um grupo de pessoas, incluindo, invariavelmente, o próprio secretário. Dessa maneira pressupõe que as decisões orientadas por esse conselho seguiram tendências mais assertivas, levando em conta aspectos mercadológicos, econômicos e sociais; contemplando ainda um planejamento de médio e longo prazo, em contraponto ao planejamento político e vicioso de apenas quatro anos.

Contudo acredito que para uma boa funcionalidade do COMTUR é preciso que a maioria dos conselheiros seja da iniciativa privada, e digo isso por entender que somente assim será respeitado um planejamento de médio e longo prazo, além dos conselheiros representarem verdadeiramente o interesse do trade turístico, e não apenas uma mera formalidade representativa oriunda de uma indicação para compor uma conselho municipal que não sabem nem para o que serve.

O COMTUR pode ser um importante aliado para o secretário de turismo que almeja construir uma boa gestão, visto que assim poderá dividir as responsabilidades, compartilhar previamente seu planejamento, receber a demanda de ações e solicitar o aval do conselho para decisões polêmicas. Ou seja, caso uma secretaria de turismo esteja com um planejamento para 3 ações, contudo após a aprovação do seu orçamento poderá realizar apenas 2 destas ações; neste caso a secretaria de turismo poderá solicitar que o COMTUR aponte quais das ações são prioritárias para a atividade turística no município, facilitando sua decisão, dividindo responsabilidade e ainda atendendo aos anseios do trade turístico.

 

   

Enfim o COMTUR já é uma realidade em vários municípios do Brasil, todavia muitos destes conselhos estão apenas no papel, esquecidos em algum decreto municipal. Desta maneira a constante reclamação que o Turismo não gera renda para o município, ou que o orçamento da secretaria de turismo é mal empregado, irá continuar evidente. Isso só irá mudar com a verdadeira inclusão do COMTUR na política de turismo municipal, com conselheiros realmente interessados e com reais condições de trabalhar em conjunto com o setor público, buscando um objetivo em comum: TRANFORMAR SUA CIDADE EM UM DESTINO TURÍSTICO!

 

 

Comentários


Diego Ramon

Diego Ramon é formado em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, com experiências profissionais no setor privado e público do trade turístico.

 

 

Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 262

Setembro / 2017

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.