Menu

Home    Colunista    José Amaral Filho

A CIDADE DECADENTE

Por José Amaral Filho

10.05.2018

 

 

Essa semana lendo as postagens sobre Guarapari tive a triste confirmação do que venho já suspeitando a muito tempo: a decadência de uma grande parcela da população, principalmente quando o assunto é o público que frequenta nossa cidade nas altas temporadas.
A base de nosso turismo sempre foi o veraneio que teve início lá nos anos 40 do século passado e que viveu seu apogeu entre os anos 50 e meados dos 80. 

Uma das características dessa industria era a movimentação da economia local, principalmente com os aluguéis de casas temporada, que com a expansão urbana e a especulação imobiliária passou cada vez mais a migrar para a periferia barateando os custos das estadias na cidade nos períodos mais procurados e causando a superlotação que agrava os problemas urbanos.

Outra característica marcante é a falta de ação dos poderes constituídos no que diz respeito a elaboração de um programa de turismo que vise disciplinar e regulamentar a atividade no município. Essa omissão causa um mal gravíssimo a cidade, que o surgimento de um sentimento xenófobo por parte da população local, que vê nos turistas menos favorecidos economicamente, a raiz de todo o mal da cidade, o que é um grande equívoco, pois esses mesmo possuem o tão falado, quando convém, direito de ir e vir a qualquer parte dentro do território nacional.

Mas antes de culpar alguém pelas falhas, muitas vezes nossas mesmo, caberia uma auto análise e alguns questionamentos locais do tipo:

O que os poderes públicos tem feito para elevar a qualidade do nosso turismo?

O que a cidade oferece para poder pleitear um turista de nível "Caribe ou Riviera Francesa"?

Esses locais, não permitiram a descaracterização danosa de suas paisagens naturais para favorecer alguns, mas possibilitaram empreendimentos que se adequassem a elas, agregando valor e atraindo um público diferenciado.

Mas, para qualquer política pública dar certo nesse setor em nossa cidade, precisamos antes de tudo educar nossa população, nossos serviços, nosso comércio, nossa infraestrutura, nossa governança e nossa municipalidade. Vivemos do que ofertamos e, atualmente, nossas ofertas não estão sendo da excelência que exigimos.

Enquanto isso não mudar, nossa cidade continuará a ser a linda e decadente Guarapari cuja maquiagem não esconde mais as marcas das agressões.

Foto do imponente Radium Hotel, símbolo da época de ouro de Guarapari

 

 

 

Comentários


José Amaral Filho

É Historiador, formado pela Faculdade de Ouro Preto, MG

 

 

Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 269

Abril / 2018

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.