Menu

Home Presidente Kennedy Educação

Lico Gomes: inspiração e força de vontade movidos pela educação

Por Redação | 20.06.2018

 

 

Não é preciso procurar muito para encontrar quem conheça o Seu Lico Gomes em Presidente Kennedy. Servidor público, casado e pai de dois filhos, a história de Seu Lico – o apelido é mais popular do que o seu nome Elias – é uma verdadeira fonte de inspiração e exemplo de força de vontade, movidos pela Educação.

 

Quando se fala em Educação, na verdade, muitas vezes os números parecem apenas informações frias e escondem as verdadeiras histórias por trás das estatísticas. Em Presidente Kennedy, por exemplo, são mais de 900 alunos inscritos no Programa de Desenvolvimento do Ensino Superior e Técnico (Prodes), com bolsas de estudos pagos pela prefeitura, em diversos cursos. Um deles é Seu Lico.

 

Nascido e criado em Presidente Kennedy, Seu Lico tem uma trajetória de muito trabalho e luta. Ter acesso a uma sala de aula nunca foi tarefa fácil. Desde criança, ficava dividido entre trabalhar no campo ajudando sua família e frequentar a escola. “Nunca consegui estudar no ano correspondente à minha idade. Mas isso nunca me desanimou. Pelo contrário. Quando tive oportunidade, fui lá e estudei”, comentou Seu Lico.

 

Sempre incentivado pela família, ele decidia que mesmo parecendo algo desnecessário àquela altura de sua vida, sentaria em uma carteira para dar mais um passo nos estudos. “Meus filhos e esposa me motivavam e me desafiavam a conseguir avançar mais um pouco. Era a força que precisava”, acrescentou.

 

Depois de batalhar para concluir o segundo grau e o técnico em Meio Ambiente, Seu Lico viu a sua frente novo desafio: iniciar um curso superior. “Quando a prefeitura lançou o programa de bolsa de estudos, aparentemente isso seria para os jovens. Mas novamente meus filhos e esposa me disseram para tentar e então eu decidi cursas Biologia”, disse.

 

Homem de origem no campo, Seu Lico tomou a decisão já depois dos 60 anos de idade. Hoje, aos 65, comemora o fato de estar a um passo de sua formatura. “Será mais uma etapa concluída e, como tudo nessa vida, tivemos muito trabalho. Nunca foi fácil. Por isso essa conquista, assim que pegar o diploma, terá um sabor muito especial. Uma vitória que compartilho com a minha família e todos que contribuíram para esse sonho se tornar realidade”, disse Seu Lico.

 

O aprendizado em sala de aula já se tornou prática. Atualmente, Seu Lico tem sua residência um sistema de capitação de água de chuva em um reservatório de cinco mil litros, criado por ele mesmo. “A gente utiliza para o jardim, lavar a casa, carro, no banheiro, enfim, tem muitas utilidades”, revelou.

 

E questionado se agora com curso superior está satisfeito, ele não demora a responder: “quem sabe a gente não faz uma pós-graduação?!”.

 

A prefeita Amanda Quinta Rangel avaliou que o Prodes é uma ferramenta importante para emancipação dos kennedenses. “Seu Lico é um exemplo de que ações do município, aliadas a força de vontade do seu povo, podem mudar a vida das pessoas”, disse a prefeita.

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 271

Junho / 2018

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


40ª Corrida de São Pedro contou com mais de mil participantes P. 08
Polícia Federal investiga tramas políticas em Itapemirim P. 4
Falso professor é desmascarado em Marataízes P. 7
Agência do Bandes Fundesul Presidente Kennedy já tem data para inaugurar P. 5

Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.