Menu

Home Cachoeiro de Itapemirim Saúde

Ação contra câncer bucal fez 200 exames em consultório móvel

Por | 15.08.2018

 

Cerca de 200 exames clínicos gratuitos foram realizados nesta quarta-feira (15), na Praça Jerônimo Monteiro, centro de Cadhoeiro. A ação foi promovida pela Secretaria de Saúde de Cachoeiro e teve o objetivo de detectar câncer de boca.

Os atendimentos foram feitos por uma equipe de dentistas, de manhã e à tarde, no ônibus do projeto Cachoeiro+Saúde, que é equipado com consultório odontológico. 

Além da realização do exame, a equipe orientou as pessoas que passaram pela praça sobre prevenção, sintomas e fatores de risco da doença. 

João Marques, 45, fez questão de fazer o exame e também levou seus dois filhos pequenos para serem atendidos. “Acho muito válida e importante esta ação no município. Nem todas as pessoas conhecem ou têm acesso a esse tipo de exame. Quis trazer meus filhos também, pois a orientação e o exame são fundamentais”, disse João.

A coordenadora de Saúde Bucal da Semus, Graziela Baptista Pinto Lima, destacou a importância da ação como oportunidade para esclarecimento das pessoas sobre a doença. “Distribuímos panfletos e 150 kits de higiene bucal, alertarmos as pessoas sobre a importância da prevenção e de se consultarem com dentistas regularmente. O resultado foi muito positivo”, disse.

Ainda de acordo com a coordenadora, em 18 das pessoas examinadas foram identificadas alterações e elas precisarão fazer novos exames. Esses pacientes foram encaminhados ao Ambulatório Bucomaxilo Facial do Hospital Evangélico, no município, que possui uma equipe médica especializada nesse tipo de análise. 

Câncer bucal

O câncer bucal tem maior incidência em homens acima de 40 anos, mas as mulheres não devem se descuidar também. O consumo excessivo de bebida alcoólica, a higiene oral feita de forma inadequada, exposição excessiva dos lábios ao sol e o tabagismo contribuem para potencializar o desenvolvimento da doença. São sintomas da doença manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na boca, feridas superficiais que não cicatrizam, dor ao mastigar, falar ou engolir, emagrecimento acentuado, nódulos no pescoço ou sangramentos. A recomendação para quem apresente algum desses sintomas é buscar atendimento em unidade básica de saúde com equipe odontológica.

Próximas visitas do ônibus da Saúde

Em função da ação da contra o câncer bucal, o cronograma de atendimento do projeto Cachoeiro+Saúde foi alterado. A visita à localidade de Grota Fria, que aconteceria nesta quarta, foi reprogramada para o dia 22. No dia 21, ônibus fará atendimento em São Joaquim, e no dia 29, São João da Lancha, no horário das 8h às 15h, fechando o calendário deste mês. 

O consultório volante é uma iniciativa da prefeitura de Cachoeiro, por meio da Semus, que leva serviços médicos e odontológicos gratuitos à população de diferentes regiões, na cidade e no interior.

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 271

Junho / 2018

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


40ª Corrida de São Pedro contou com mais de mil participantes P. 08
Polícia Federal investiga tramas políticas em Itapemirim P. 4
Falso professor é desmascarado em Marataízes P. 7
Agência do Bandes Fundesul Presidente Kennedy já tem data para inaugurar P. 5

Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.