Menu

Home Itapemirim Infraestrutura

Obra do Terminal Pesqueiro de Itaipava já está 75% concluída

Quanto entrar em atividade Terminal Pesqueiro de Itaipava irá aquecer economia do litoral sul

Por Redação | 09.11.2018

 

Continua intenso o ritmo das obras do Terminal Pesqueiro de Itaipava, mantendo a expectativa de sua conclusão para o próximo ano.

 

A prefeitura de Itapemirim não tem medido esforços para que a obra avance e cumpra o cronograma estipulado pela construtora responsável.

 

Cerca de 75% da obra já foi concluída e o local terá capacidade para atender cerca de 400 embarcações locais e mais o fluxo de embarcações das cidades vizinhas, que também se beneficiarão da infraestrutura do local. “Com melhores condições de atracagem é esperado que embarcações de outras cidades vizinhas utilizem o terminal para movimentação de cargas. Isto irá gerar mais clientes para restaurantes, pousadas, comércio e demais setores que fomentam a economia local, sem contar no aumento natural de postos de trabalhos em decorrência de sua entrada em operação”, disse o prefeito Thiago Peçanha, que é filho de pescador da comunidade.

 

Segundo o prefeito, este é o maior empreendimento com recursos públicos do Espírito Santo em andamento. A obra do Terminal pesqueiro de Itaipava, compreende área total de 7.850 m² e segue a todo vapor. A previsão é que a estrutura seja entregue até dezembro do próximo ano. "Estamos fazendo todos esforços para entregar essa obra o quanto antes. Estamos falando de um dos maiores Terminais Pesqueiros do Brasil, isso vai impactar toda economia de Itapemirim e do sul do estado. Nós vamos investir pesado no entorno para melhoria da mobilidade urbana”, anuncia o prefeito, que ainda lembra que há poucos dias assinou ordem de Serviço para a reurbanização da Orla de Itaipava.

 

O engenheiro Guilherme Caldeira, da empresa JRN, explica que 100% da fundação offshore e da laje de infraestrutura já foi executada. “Essa é a parte mais complexa do projeto. Neste momento a obra encontra-se na fase de superestrutura do prédio de beneficiamento, consistindo na execução das paredes e da segunda laje de concreto armado e na fabricação/montagem da estrutura metálica. Além disso, os serviços de infraestrutura como contenção em aduelas de concreto armado já estão em andamento. Na próxima semana, a fundação onshore do Prédio administrativo será iniciada e, assim que finalizada, as obras no estaleiro também serão iniciadas”. Afirma Caldeira.

 

Pesca

O terminal deve oferecer condições para crescimento relevante ao setor pesqueiro da região que já é um dos mais fortes do país. Sua finalidade é abastecer as embarcações com gelo, óleo diesel, retirada e beneficiamento do pescado, oferecer oficina para barcos, escola náutica, centro administrativo e um centro de apoio aos pescadores que são trabalhadores rústicos que necessitam de uma atenção especial por parte da gestão pública.

 

O pescador Josias da Rocha Correia de 53 anos, que vive da pesca há 32 anos, comentou sobre os benefícios que o Terminal pesqueiro vai possibilitar para os trabalhadores do setor pesqueiro.

 

“Essa obra vai facilitar a retirada do pescado dos barcos, tendo um píer para nós atracarmos os barcos de uma forma segura, também podemos carregar as embarcações com mais facilidade. Sou pescador há 32 anos, e ver essa obra sendo feita é ver a realização do sonho de todos pescadores que trabalham duro nestes mar. Estou muito feliz com a obra e estou ansioso para poder ver isso tudo concluído”. Disse o pescador Josias.

 

Segundo o secretário municipal de Aquicultura e Pesca, José Arthur Marquiole, o terminal pesqueiro vai trazer dignidade para o pescador do município, pois essa obra proporcionará mais conforto e comodidade aos trabalhadores que poderão vender o pescado com mais facilidade, agilizando também na hora de abastecer e fazer reparos necessários nas embarcações.

 

 

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 271

Junho / 2018

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


40ª Corrida de São Pedro contou com mais de mil participantes P. 08
Polícia Federal investiga tramas políticas em Itapemirim P. 4
Falso professor é desmascarado em Marataízes P. 7
Agência do Bandes Fundesul Presidente Kennedy já tem data para inaugurar P. 5

Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.