Menu

Home Anchieta Meio Ambiente

Tráfego de veículos proibido em faixa de praias e áreas de restinga

Por Redação | 05.01.2019

 

Servidores instalaram piquetes para impedir o trânsito de veículos em áreas de restinga

Como forma de proteger as áreas de restinga e locais onde as tartarugas marinhas escolhem todos os anos para depositarem seus ovos, o Conselho Municipal de Desefa do Meio Ambiente e Abastecimento (Comandemasa) publicou uma resolução proibindo o trânsito de qualquer veículo motorizado na faixa de praia (estabelecida na resolução) e na vegetação de restinga, nas áreas prioritárias. Confira abaixo os locais.

Nesses locais que devem ser protegidos, compreendendo entre a praia do Porto Velho e a praia do Além, equipes de fiscalização irão realizar o plantio de centenas de árvores nativas. Para impedir o tráfego de veículo e a circulação de pessoas, as áreas recuperadas foram cercadas.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Jéssica Martins, é preciso maior conscientização por parte da população. “As áreas devem ser protegidas, estamos realizando um trabalho esforçado para isso. Dessa forma, pedimos que as pessoas respeitem os limites e não destruam a vegetação e os locais que as tartarugas escolhem para desovar”, solicita.

Conforme Martins, os veículos automotores podem impedir que os filhotes de tartarugas cheguem ao mar e também afugentar as adultas quando chegam a areia para desovar. “As áreas demarcadas não são em toda praia, há espaço suficiente para as pessoas aproveitaram. Essas áreas demarcadas devem ser respeitadas para o equilíbrio ambiental”, disse.

Freitas explica ainda que para realização da ação nos locais há gastos financeiros por parte da municipalidade. “Para fazermos todo esse trabalho é necessário investimentos e quando temos que fazer novamente, devido a depredação, o gasto se torna ainda maior”, explica.

De acordo com a resolução, os veículos oficiais em serviço estão dispensados do cumprimento desta Resolução. Os veículos particulares, em caso de comprovada necessidade, deverá obter autorização prévia junto ao órgão ambiental municipal competente.

 

APA Tartaruga

A Área de Proteção Ambiental Tartaruga (APA) compreende entre a praia de Porto Velho e praia do Além, no litoral de Anchieta. O objetivo principal dessa área é a  preservação da vegetação de restinga e das tartarugas marinhas, que ali desovam todos os anos.

 

Trânsito nos seguintes locais:

a) Dentro dos limites da APA Tartarugas, nos seguintes trechos:

- Da praia de Porto Velho até o início do calçadão da praia de Castelhanos, de acordo com a extensão atual, no ato de criação desta Resolução;

- Do final do calçadão da praia dos Castelhanos, sentido sul a norte da orla, até a praia de Parati, incluindo toda extensão da praia da Guanabara e da praia de parati;

- Em toda extensão da praia de Tiquiçaba;

- Em toda extensão da praia do Além;

b) em toda extensão da praia de Mãe-Bá, do Porto da Samarco até a divisa do município com Guarapari.

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 271

Junho / 2018

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


40ª Corrida de São Pedro contou com mais de mil participantes P. 08
Polícia Federal investiga tramas políticas em Itapemirim P. 4
Falso professor é desmascarado em Marataízes P. 7
Agência do Bandes Fundesul Presidente Kennedy já tem data para inaugurar P. 5

Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.