Menu

Home Litoral Sul Política

Após folia, pauta política será antecipada

Por Helio Barboza | 07.03.2019

 

2019 começou dando mostras de que será um ano estritamente político, com a pauta voltada para as eleições municipais de...2020. Esta antecipação tem se mostrado desde os primeiros dias de janeiro, com o movimento de lideranças políticas se avolumando. Contudo, como no Brasil as coisas só acontecem depois do carnaval, a expectativa se torna mais do que previsível – política na veia. É o que teremos. Em várias cidades do litoral sul, já não se fala de outra coisa e nomes vão se apresentando e grupos ensaiando composição. Não tenham dúvidas de que o clima irá esquentar em algumas cidades, que por sinal sempre foram um caldeirão fervilhando, do ponto de vista político-administrativo. Por motivos óbvios, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy, donas das maiores arrecadações per capta de royalties do petróleo, certamente serão palco de disputas acirradas em busca deste considerável poder.

Em Itapemirim, o prefeito Thiago Peçanha, candidato à reeleição, ainda não sabe ao certo quem irá enfrentar no pleito. Com a administração marcada por inúmeras obras e programas sociais bem avaliados, Thiago sabe que será o alvo implacável de seus adversários. Alguns nomes já são citados na boca do povo como possíveis adversários.

Outros, anunciam abertamente que são candidatos, como é o caso do agricultor e ex-presidente da Cooperativa dos Produtores de Cana de Itapemirim,  Zithiman Leal (Foto), que já está costurando apoios a sua candidatura. 

Em uma enquete divulgada pelas redes sociais, o nome que vem surpreendendo tem sido o do médico Doutor Antônio Rocha (Foto abaixo). Ele aparece com um bom percentual de menções ao seu nome tanto na espontânea quanto na estimulada, alcançando a terceira posição no levantamento, sendo observado atentamente pelo grupo do aliado, deputado Theodorico Ferraço.

Nesta mesma enquete a ex-prefeita, Norma Ayub, em seu segundo mandato como deputada federal, ainda não deu pistas se irá colocar sua candidatura ao Executivo Municipal de Itapemirim, já que seu nome também é bastante cogitado para encabeçar a disputa por Marataízes.

  

Na ‘Pérola Capixaba’, diante da momentânea indefinição de Norma, o prefeito Tininho (Foto acima), apesar das controvérsias, reafirma que disputará a reeleição, mas no quadro atual, o nome mais falado e lembrado é o do ex-prefeito Toninho Bitencourt, que vem agregando ainda mais aliados, muitos egressos do grupo do atual prefeito.

Em Presidente Kennedy, dois ex-prefeitos da cidade, Aloísio Correa e Reginaldo Quinta, e o ex-vereador Vianei Vianna, pai do atual presidente da Câmara de Vereadores, lideram uma frente para tentar impedir que a prefeita Amanda Quinta Rangel, que cumpre seu segundo mandato, faça seu sucessor. No caso específico de Presidente Kennedy, há de se ressaltar que desde a reeleição da atual prefeita, a oposição busca formas de questionar a administração, o que, por vezes, tem conseguido travar ações de Governo Municipal.  

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 271

Junho / 2018

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


40ª Corrida de São Pedro contou com mais de mil participantes P. 08
Polícia Federal investiga tramas políticas em Itapemirim P. 4
Falso professor é desmascarado em Marataízes P. 7
Agência do Bandes Fundesul Presidente Kennedy já tem data para inaugurar P. 5

Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.