Menu

Home Anchieta História

Vereador pede restauro e atividades para o Casarão da Quarentena em Anchieta

Prédio Histórico, marca da colonização estrangeira em solo capixaba, precisa ser restaurado, ocupado e preservado para a manutenção viva da memória do patrimônio.

Por Redação | 04.04.2019

 

O vereador Renato Lorencini indicou à Prefeitura e ao Governo do Estado que busquem alternativas para a restauração do Casarão de Quarentena de Anchieta, assim como a elaboração de plano de ação para a ocupação deste espaço

 

Em Anchieta, existem várias casas e sobrados que formam o patrimônio histórico do município, localizados principalmente no Centro da cidade ou na área do porto. Um deles é o Casarão de Quarentena, imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, que vem passando por um processo de depreciação e abandono.

 

Por isso, o vereador de Anchieta Renato Lorencini (PSB) encaminhou uma indicação à Prefeitura e ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e o Patrimônio Histórico Estadual, para que busquem alternativas para sua restauração, assim como a elaboração de plano de ação para a ocupação e atividades para este espaço. “Por sua importância histórica, a restauração do Casarão é um meio de preservar a história de Anchieta e valorizar a cultura, além de fortalecer o turismo e a geração de renda”, disse o vereador.

O Casarão de Quarentena foi sede da Fazenda São Martinho, onde se plantava café e serviu de alojamento para os colonos imigrantes, desembarcados em Benevente na época da colonização. Ali, eles ficavam de quarentena para que as autoridades da Vila pudessem verificar se estavam em boas condições de saúde para entrar no Espírito Santo.

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 271

Junho / 2018

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


40ª Corrida de São Pedro contou com mais de mil participantes P. 08
Polícia Federal investiga tramas políticas em Itapemirim P. 4
Falso professor é desmascarado em Marataízes P. 7
Agência do Bandes Fundesul Presidente Kennedy já tem data para inaugurar P. 5

Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.