Menu

Home Itapemirim Segurança

Guarda Vidas de Itapemirim celebram o bom resultado das ações do verão 2019

Por Redação | 04.04.2019

 

Os Guarda Vidas de Itapemirim estão mostrando na prática que a prevenção é sempre a melhor saída para evitar afogamentos. Durante os períodos de verão e carnaval, foram emitidos 2.164 alertas de prevenção pelos Guarda Vidas Municipais, nas praias e lagoas de Itapemirim e foram realizados apenas dois resgates de indivíduos que se encontravam em risco de afogamento. Desde 2013, o município não registra nenhum óbito nas praias.

Segundo o diretor de Defesa Civil de Itapemirim, Ezequiel de Souza, além das ações de prevenção ao afogamento, os Guarda Vidas também zelaram pelo bem estar dos moradores e turistas de outras formas. “Tivemos registrado 16 casos de crianças que se perderam e foram encontradas com a ajuda dos GVs, e 8 atendimentos de primeiros socorros foram realizados na praia e na base. Além destas ações, os guarda-vidas atuaram orientando 254 banhistas sobre as práticas inadequadas de esportes e a permanência de animais na areia e praia do balneário”, destacou.

Guarda-vidas juntamente com Corpo de Bombeiros do ES realizaram campanha de conscientização no carnaval, e também nas ruas e principais avenidas do município levando informações turísticas e material com orientações de prevenção ao afogamento, atingindo um público estimado de mais de 1.113 visitantes.

De acordo com dados de 2018 da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), 16 pessoas morrem por afogamento todos os dias no Brasil, sendo essa a segunda maior causa de morte acidental do País, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito. Todo esse contexto demonstra a importância da atuação dos guarda-vidas nas praias de Itapemirim, que mantem óbito zero por afogamento desde 2013. 

O município, há vários anos seguido vem sendo referência na questão de prevenção e salvamento aquático no Espírito Santo e Brasil, além de já ter feito apresentações técnicas na América do Norte, para ser mais especifico em Vancouver no Canada através do Guarda-vidas Luciano Messias.

Para continuar em auto nível, o grupamento de salvamento aquático de Itapemirim tem desenvolvido anualmente diversas ações preventivas nas praias e lagoas do município, além de educação sobre salvamento aquático dentro das escolas, com os projetos desenvolvidos pelos guarda-vidas, que de forma lúdica ensina conceitos de sobrevivência para crianças da educação primária.

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 271

Junho / 2018

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


40ª Corrida de São Pedro contou com mais de mil participantes P. 08
Polícia Federal investiga tramas políticas em Itapemirim P. 4
Falso professor é desmascarado em Marataízes P. 7
Agência do Bandes Fundesul Presidente Kennedy já tem data para inaugurar P. 5

Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.