Menu

Home Itapemirim Saúde

Saúde: Profissionais fazem capacitação para controle da Tuberculose em Itapemirim

Por Redação | 10.05.2019

 

Nesta semana, nos dias 7 e 8, profissionais de saúde de Itapemirim passaram por um curso de capacitação no controle da Tuberculose.

 

O treinamento serviu para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, agentes de endemias, além de técnicos referência no tratamento da doença.

 

O treinamento aconteceu no auditório do Centro de Zoonoses, localizado em Candéus.

Entre os temas abordados destaque para as características gerais da tuberculose, agentes etiológicos, transmissão, risco de adoecimento, problema da tuberculose no mundo e no Brasil, diagnóstico, forma de coleta (como orientar os pacientes) e como proceder com o paciente em tratamento.

 

A capacitação serviu para atualizar os conhecimentos a respeito dos aspectos epidemiológicos, controle, vigilância e manejo clínico da doença, com base no novo manual de recomendações para controle da tuberculose. A palestra foi ministrada pela enfermeira Edilamar Ferreira, que é referência no tratamento da tuberculose da regional estadual.

 

Segundo a enfermeira responsável pelo programa em Itapemirim, Nediana Costa Gomes, a capacitação oferecida aos profissionais tem como principal objetivo preparar as equipes de saúde para o enfrentamento a esta doença que mata cerca de 5 mil pessoas no país todos anos. “Teremos profissionais mais capacitados e atentos aos principais sintomas da doença, interrompendo a cadeia de transmissão. Os pacientes terão um atendimento mais eficiente e diagnóstico mais precoce, evitando complicações, hospitalizações e possíveis óbitos”, conclui Nediana.

 

Hoje o atendimento de referência do controle da Tuberculose no município de Itapemirim fica localizado no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) na Unidade Municipal de Infectologia, situada na Rua Aullos Vasconcelos s/n, na rua da escola Washington Pinheiros Meirelles. A enfermeira responsável do programa é a Nediana Costa Gomes e o médico responsável do Programa é o Dr. Luiz Alberto de Souza Rocha. Ao todo, 11 pacientes estão em tratamento no município.

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 271

Junho / 2018

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


40ª Corrida de São Pedro contou com mais de mil participantes P. 08
Polícia Federal investiga tramas políticas em Itapemirim P. 4
Falso professor é desmascarado em Marataízes P. 7
Agência do Bandes Fundesul Presidente Kennedy já tem data para inaugurar P. 5

Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.