Menu

Home Alfredo Chaves Turismo

Alfredo Chaves entre os quatro municípios da Costa participantes no Mapa do Turismo Brasileiro

Por Redação | 26.06.2019

 

 

Dos oito municípios pertencentes a Região da Costa e da Imigração (Anchieta, Alfredo Chaves, Piúma, Iconha, Itapemirim, Rio Novo do Sul, Marataízes e Presidente Kennedy) só os quatro primeiros conseguiram preencher todos os requisitos necessários para a inclusão no Mapa Turístico Brasileiro. 

 

A Região tem como entidade de governança, a Agência de Desenvolvimento da Região da Costa e da Imigração (ADETURCI), e que foi a responsável pela redefinição da participação dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro.

 

O secretário de Turismo e Cultura de Alfredo Chaves, Ricardo Nascimento recebeu a notícia com positividade e destacou a dedicação da Secretaria para atender os requisitos e obedecer à risca toda a documentação exigida, dentro dos prazos definidos.

 

“Temos como grande prioridade captar recursos financeiros para fazermos investimentos em políticas públicas para Alfredo Chaves, um município cheio de potencial turismo em constante ascensão. Nos reorganizamos mesmo, montamos o Conselho de Turismo, tivemos adesão popular, já discutimos vários projetos e estamos otimistas para seguir com o trabalho de gestão para que possamos prosperar nestes próximos dois anos, junto ao Governo do Estado e Federal", comemorou Ricardo.

 

“De dois em dois anos é feita uma nova solicitação aos municípios para inclusão no mapa. Isso está relacionado com mudanças na própria política municipal e estadual de turismo, em função de mudanças de Governo do Estado e prefeituras, e também com os pré-requisitos do Ministério do Turismo e o Estado do Espírito Santo, no nosso caso, definem como itens necessários para que o município esteja fazendo parte dessa política pública Federal que é o Mapa Turístico Brasileiro”, esclarece Ludmila Dutra, secretária executiva da ADETURCI.

 

Este ano de 2019 apenas quatro municípios conseguiram chegar ao final do processo, entregando toda a documentação exigida pelos governos Estadual e Federal: Anchieta, Alfredo Chaves, Piúma e Iconha.

 

 “A Região da Costa e Imigração é composta por oito municípios. Só que, por conta de tudo isso que Ludmila explicou, dos requisitos do Ministério e do Estado, portarias estaduais e ministeriais, e de uma política pública, hoje só quatro municípios chegaram à reta final, que teve como data final o dia 31 de maio, que terminou o processo de regionalização”, conta Guilherme Barcelos, presidente da ADETURCI.

O município conta com inúmeras cachoeiras, matas preservadas, excelentes opções de hospedagem, conta com uma ótima culinária e tem sua história bem guardada para ser contada aos visitantes

Consequências:  “São várias as consequências que essas prefeituras vão perceber. A primeira é que elas não terão a representação da regional ADETURCI, onde todas as políticas públicas de turismo são resolvidas. Claro que a ADETURCI sempre vai fazer pela região como um todo, mas nesses quatro municípios a gente tem a responsabilidade de buscar ações de políticas públicas de qualificação, de investimentos em eventos, investimentos em infraestrutura.

 

Hoje, o Ministério do Turismo e a Secretaria Estadual de Turismo têm como prioridade os municípios que estão no mapa do turismo, para investimento de todo tipo e de toda a ordem. A parte de políticas públicas de treinamento e de repasse de recurso, esses municípios que estão fora do mapa não serão contemplados nesses próximos dois anos de gestão do Governo do Estado, nem do Governo Federal. Eles ficam bloqueados de receber recursos financeiros e técnicos da Secretaria de Estado e do Ministério”, conta a secretária executiva.

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 271

Junho / 2018

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


40ª Corrida de São Pedro contou com mais de mil participantes P. 08
Polícia Federal investiga tramas políticas em Itapemirim P. 4
Falso professor é desmascarado em Marataízes P. 7
Agência do Bandes Fundesul Presidente Kennedy já tem data para inaugurar P. 5

Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.