Menu

Home Estado CONTAS PÚBLICAS

IEGE: análise do TCE-ES aponta como “muito efetiva” gestão pública estadual

Por Redação | 26.06.2019

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) divulgou, em sessão plenária realizada nesta terça-feira (25), o Relatório de Levantamento com os resultados do Índice de Efetividade da Gestão Estadual (IEGE). Da análise de 294 quesitos de avaliação, a nota geral para o IEGE para o exercício de 2018 foi B+, que indica um grau de “muita efetividade” na gestão pública. Este é o segundo ano que a Corte realiza o levantamento. Na análise anterior, o ES recebeu a mesma nota.

 

Segregando o resultado pelas dimensões temáticas analisadas pelo IEGE, os resultados foram:

 

- Alta efetividade: desenvolvimento econômico e planejamento

 

- Muito efetivo: gestão fiscal, educação, segurança e meio ambiente

 

- Efetivo: saúde.

 

Os quesitos relacionados a cada dimensão foram encaminhados – em formato de questionário – para as secretarias Estaduais. Todos foram devidamente respondidos e devolvidos ao TCE-ES, que procedeu com a apuração e análise das respostas declaradas. “Todas essas dimensões são consolidadas em um único índice por meio de um modelo matemático que, com foco na análise da insfraestrutura e dos processos do ente estadual, busca avaliar a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores e secretarias afins”, explicou o relator do processo, conselheiro Sergio Borges.

 

O IEGE é um índice que tem como objetivo avaliar os meios empregados para se alcançar, de forma abrangente, a efetividade da gestão estadual. Na sua concepção, considerou-se que gestão estadual efetiva é aquela que considera, sobretudo, os aspectos do bem-estar social. O IEGE também possibilita a elaboração de relatórios objetivos em áreas sensíveis do planejamento público para as Cortes de Contas brasileiras, oferecendo elementos importantes para auxiliar e subsidiar a ação fiscalizatória exercida pelo Controle Externo.

 

Em 2017, inspirado no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), em parceria com a Fundação João Pinheiro e o Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, desenvolveu o Índice de Efetividade da Gestão Estadual (IEGE). Além do TCEES, que se encontra em seu segundo ano de implementação, os tribunais que já aplicaram o IEGE são: TCDF, TCEMG, TCERN, TCECE, TCEPI e TCERO.

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 271

Junho / 2018

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


40ª Corrida de São Pedro contou com mais de mil participantes P. 08
Polícia Federal investiga tramas políticas em Itapemirim P. 4
Falso professor é desmascarado em Marataízes P. 7
Agência do Bandes Fundesul Presidente Kennedy já tem data para inaugurar P. 5

Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.