Menu

Home Presidente Kennedy Saúde

Presidente Kennedy irá criar Centro de Referência a Saúde Mental

Por Redação | 29.10.2019

 

Dados do Ministério da Saúde apontam aumento de 12%, em apenas cinco anos, no número de suicídios no país. O problema também tem sido observado em Presidente Kennedy e em municípios do mesmo porte. Com esses dados, a Secretaria de Saúde, que já conta com profissionais da saúde mental atuando na rede pública municipal, vai criar o Centro de Referência a Saúde Mental.

No Centro de Referência a Saúde Mental haverá à disposição dos cidadãos uma assistente social, um enfermeiro, um médico psiquiatra e dois psicólogos, além de uma coordenadora.

A ideia é articular ações da rede local de serviços para prevenir e evitar mais tragédias no município, melhorando o acompanhamento e criando um sistema completo para auxílio ao paciente.

Para o secretário municipal da Saúde, Jairo Fricks, "a complexidade do tema exige um novo pacto de responsabilidade". Ele defende a inovação nas estratégias de abordagem, num trabalho multissetorial, e ampliação da participação da família e de organizações como a igreja, a escola e os espaços de convivência social.

"Precisamos de uma rede de saúde mental completa e eficiente, mas a prevenção ao suicídio depende também de outros recursos. As pessoas vulneráveis ao suicídio não estão, necessariamente, inseridas nos serviços de saúde mental. Em geral, são pessoas com as quais convivemos cotidianamente. Algumas nem reconhecem esse risco, já outras pedem ajuda indiretamente. Temos que observar os sinais", disse Jairo.

Todos os médicos das Unidades Básicas de Saúde(UBSs) podem fazer avaliação e agora encaminhar usuários para o Centro de Referência a Saúde Mental, ou se o usuário preferir, pode procurar diretamente o novo Centro para tratamento gratuito.

"As ações que vem sendo realizadas pela Secretaria são importantes para a prevenção ao suicídio, mas por si só não são suficientes, pois entendemos que a prevenção passa pelo comportamento social e a nossa percepção da saúde de quem está próximo. Por isso estamos iniciando novas frentes, voltadas principalmente à informação", finalizou o secretário de Saúde.

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 271

Junho / 2018

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


40ª Corrida de São Pedro contou com mais de mil participantes P. 08
Polícia Federal investiga tramas políticas em Itapemirim P. 4
Falso professor é desmascarado em Marataízes P. 7
Agência do Bandes Fundesul Presidente Kennedy já tem data para inaugurar P. 5

Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.