Menu

Home Estado Administração

Governador assina acordo de cooperação com a Prefeitura de Braga

Por Redação | 05.11.2019

 

O governador do Estado, Renato Casagrande, ao lado do presidente da Câmara Municipal de Braga (equivalente a prefeito no Brasil), Ricardo Rio, assinaram, na tarde desta segunda-feira (04), o acordo de cooperação com o município, situado na região Norte de Portugal. O termo tem o objetivo de promover o intercâmbio entre a cidade e o Espírito Santo, por meio do desenvolvimento científico, inovação tecnológica, empreendedorismo, cultura e turismo.

Para Casagrande, o Espírito Santo espera se tornar referência em inovação como é a cidade de Braga. "Queremos estreitar nossa ralação com Braga e com essa região de Portugal. Tem um componente em Portugal interessante, que é nossa diretriz de Governo, que é um trabalho ligado à inovação. Será uma marca em nossa gestão e Portugal deu um salto qualitativo nessa área. E inovação está ligada ao turismo, à cultura e criatividade. E a cidade de Braga avançou muito nesses quesitos. Podemos usar muito o que Braga já avançou. A cidade está em sintonia com o que estamos fazendo em nosso Estado", ponderou o governador.

Ricardo Rio afirmou que o momento é de pôr em prática as ações do acordo e divulgar o Espírito Santo em Portugal. "Que esse acordo se traduza em ações concretas, elaborando projetos que valorizem nossos territórios e nossos cidadãos. Que tenhamos um laço importante a partir de hoje com o Espírito Santo", comentou.

O acordo tem duração de três anos e entra em vigor a partir de sua assinatura. O Termo não implica em transferência de recursos financeiros entre o Governo do Espírito Santo e a Prefeitura de Braga e o objetivo central é o intercâmbio de informações. A gestão do termo será realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e pela Prefeitura de Braga.

Para a secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, o acordo de cooperação terá foco maior nas áreas do turismo religioso e do empreendedorismo, já que Braga é considerada uma das cidades mais visitadas em Portugal devido a esse segmento de turismo, o que resulta em bons exemplos que podem ser aprendidos.
“Nós queremos, a partir dessa assinatura, incrementar várias áreas capixabas. Queremos manter e fortalecer a nossa cultura e, cada vez mais, potencializar o que nós temos de positivo como o turismo, mas sem deixar de lado o empreendedorismo e o incentivo à tecnologia. Queremos aprender como a Prefeitura de Braga trabalhou para chegar ao patamar atual, para podermos aplicar as estratégias adotadas no Espírito Santo”, afirmou.

Cristina Engel ainda destacou as facilidades que o termo de cooperação vai trazer para o alcance dessas metas no Estado: “O acordo está relacionado em possibilitar esse intercâmbio de informações e, a partir disso, facilitar esse diálogo entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Braga, para que a gente possa cada vez mais intercambiar esse conhecimento”, comentou.

De acordo com a secretária Cristina Engel, os próximos passos ainda estão sendo planejados, mas o Governo do Estado já deve estreitar a relação entre as secretarias de Turismo (Setur) e da Cultura (Secult) com a Prefeitura de Braga.

Visita a institutos

O governador Casagrande e a comitiva do Governo do Estado também visitaram duas empresas de inovação em Braga. A Startup Braga, referência em incubação de startups, e INL - Instituto de Nanotecnologia.

A comitiva do Governo do Estado é composta pelo governador Renato Casagrande; o secretário de Governo, Tyago Hoffman; a secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel; e o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Denio Rebello. Também participou o deputado federal e membro da comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, Ted Conti.

 

Acordo de cooperação tecnológica é assinado  nesta terça-feira

A partir desta terça-feira (05), o Governo do Espírito Santo se tornou parceiro do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Pesquisa e Desenvolvimento do Brasil (INESC P&D Brasil). A assinatura do Acordo de Cooperação ocorreu na sede do Instituto, no campus da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), na cidade de Porto, em Portugal.

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 271

Junho / 2018

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


40ª Corrida de São Pedro contou com mais de mil participantes P. 08
Polícia Federal investiga tramas políticas em Itapemirim P. 4
Falso professor é desmascarado em Marataízes P. 7
Agência do Bandes Fundesul Presidente Kennedy já tem data para inaugurar P. 5

Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.