Menu

Home Estado Meio Ambiente

Óleo derramado no mar chega ao Espírito Santo

Registro ocorreu nesta quinta-feira (7), mas só hoje a Marinha confirmou se tratar do óleo que vem causando estragos no ambiente Marinho nas praias nordestinas desde o último dia 30 de agosto

Por Helio Barboza | 08.11.2019

 

Os fragmentos encontrados, tinham o tamanho aproximado de uma moeda de R$ 1 real

A Marinha divulgou nota oficial nesta sexta-feira, 8, que encontrou fragmentos de óleo na praia de Guriri, litoral de São Mateus, no Norte do Estado. Os vestígios de óleo foram constatados no dia anterior. O atraso na divulgação oficial foi para que o Instituto de Estudos do Mar (IEAPM) realizasse os testes no material encontrado para confirmar ser o óleo o mesmo que vem causando estragos em mais de 230 praias do Nordeste brasileiro.

 

O Espírito Santo é o 10º estado brasileiro a ser atingido pelo óleo. Já foram afetados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, que começaram a surgir no dia 30 de agosto, no litoral da Paraíba e que, de lá para cá já causaram enormes estragos nos ambientes marinhos.

 

O superintendente do Ibana no Espírito Santo, Diego Libardi, confirmou as informações e disse que foram encontrados em pequenas quantidades na areia da praia de Guriri. Libardi também garantiu que o monitoramento das praias capixabas vai continuar, mas que até o momento nenhuma praia do Espírito Santo está interditada – “Até o momento, nossas equipes não fizeram nenhum outro registro de ocorrências em outras praias. Devido ao material encontrado ser em pouca quantidade, nem mesmo a praia de Guriri foi interditada e está liberada para banhistas”, falou.

A praia de Guriri, em São Mateus, onde a Marinha confirmou terem sido encontrados os primeiros fragmentos de petróleo (Foto Reprodução TV Gazeta)

Profissionais dos órgãos ambientais coordenados pelo Ibama, juntamente com militares da Marinha e Exército, auxiliados por voluntários, montaram uma base de monitoramento para gerenciar uma possível chegada em maior escala do óleo, que dependendo da correnteza marítima e dos ventos, podem ser jogadas no litoral capixaba.

 

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 271

Junho / 2018

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


40ª Corrida de São Pedro contou com mais de mil participantes P. 08
Polícia Federal investiga tramas políticas em Itapemirim P. 4
Falso professor é desmascarado em Marataízes P. 7
Agência do Bandes Fundesul Presidente Kennedy já tem data para inaugurar P. 5

Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.