Menu

Home Escolha uma cidade CIDADANIA

“Ainda é necessário refletir sobre o Dia Nacional da Consciência Negra”

A afirmação é do jornalista e presidente da Uninegro, José Paineiras

Por Leandro Moreira | 22.11.2019

 

O professor José Paineiras questionou o que os negros têm para comemorar nos dias atuais

Neste Dia Nacional da Consciência Negra, a reportagem do Em Off Notícias ouviu o professor, advogado, jornalista e presidente da União Cachoeirense de Negros (Uninegros), José Paineiras, para saber se os negros têm o que comemorar nos dias atuais – 131 anos após a abolição da escravatura.

Paineiras expôs uma série de razões para que reflexão sobre a consciência negra persista. “Os escravizados foram os negros; 70% dos desempregados são negros; 75% dos adolescentes e jovens assassinados são negros; a maioria das mulheres que sofrem com a violência é negra”, observou. “Apenas 16% dos que concluem cursos superiores são negros”.

Há percentuais também no que diz respeito à uma ótica sobre a moradia e propriedades rurais. “Menos de 3% das propriedades agrícolas pertencem aos negros; menos do que povos estrangeiros que possuem 8%; menos do que os índios que possuem 12% e muito menos do que os brancos, que possuem 77% das propriedades agrícolas”, afirmou.

“Menos de 2% das melhores residências das cidades brasileiras são habitadas por negros, enquanto 75% dos negros habitam as piores moradias”. O professor conta também que 100% dos negros já sofreram com algum tipo de discriminação ou bullying nas escolas por conta de sua cor.

“É por isso que ainda é necessário comemorar e refletir sobre o Dia Nacional da Consciência Negra. Em tempo: no Brasil ninguém assume que é racista; mas, todo brasileiro conhece pelo menos uma pessoa racista”, concluiu.

Repúdio

“O Uninegros – União Cachoeirense dos Negros -, manifesta total repúdio à atitude racista do indivíduo inescrupuloso, deputado federal do PSL Coronel Tadeu que, em desrespeito aos cidadãos negros do Brasil, quebrou um painel que representava a realidade da violência contra a juventude negra, numa exposição de arte na Câmara dos Deputados, em Brasília”, assina a coordenação da Uninegros.

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 271

Junho / 2018

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


40ª Corrida de São Pedro contou com mais de mil participantes P. 08
Polícia Federal investiga tramas políticas em Itapemirim P. 4
Falso professor é desmascarado em Marataízes P. 7
Agência do Bandes Fundesul Presidente Kennedy já tem data para inaugurar P. 5

Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.