Menu

Home Itapemirim PESCA

Secretário Nacional de Aquicultura e Pesca visita Terminal Pesqueiro de Itapemirim

A empresa Atum do Brasil também foi visitada pelo secretário e comitiva

Por Redação | 21.12.2019

 

O município de Itapemirim recebeu, nesta quarta-feira, o secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, e o superintendente do Ministério da Agricultura no Espírito Santo, Aureliano Costa, que estiveram visitando o sul do Espírito Santo. Seif parabenizou o prefeito Thiago Peçanha Lopes e se comprometeu em estreitar laços entre o município e o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para parcerias, uma vez que o pescado do município representa 15% da produção nacional.

 

Jorge Seif, acompanhado de uma comitiva, visitou o terminal pesqueiro de Itaipava e destacou a excelência dos procedimentos da Atum do Brasil, considerando-a referência no mercado nacional e internacional de pescados. Quem também se fez presente foi o diretor-geral do IFES Piúma, Marcelo Fanttini Polese.

 

De acordo com o secretário municipal de Aquicultura e Pesca, José Arthur Marquiole, o terminal pesqueiro de Itapemirim, localizado na praia de Itaipava, encontra-se em fase de instalação, mas já acontecem atividades de pesca e construção artesanal de barcos. “O terminal pesqueiro é composto de estruturas de píer de acostagem das embarcações, píer de apoio, área técnica, fábrica de barcos e portaria, ou seja, toda estrutura necessária para atendimento às atividades rotineiras do setor pesqueiro fundamentais para o funcionamento da pesca”.

 

Marquiole destaca ainda que o terminal pesqueiro está sendo construído com fluxograma especializado para recepção, lavagem, seleção, inspeção sanitária e comercialização do pescado, apoio aos pescadores em mar e em terra, assim como, logística para distribuição da produção.

 

O porto de Itaipava conta atualmente com 341 embarcações e 2300 pescadores cadastrados no Programa Estatística Pesqueira de Itapemirim, mas segundo o diretor de Licenciamento e Controle Ambiental, Nansson de Freitas Marvila, dados da Capitania dos Portos informam haver 650 embarcações de grande e médio portes registradas no município, bem como, aproximadamente 4100 pescadores e marisqueiras.

 

O período de safra do atum e dourado vai de novembro a fevereiro e Itapemirim é o principal produtor destas espécies, porém, é importante ressaltar que a frota itapemirinense está presente em todo Brasil, sendo que boa parte desta, atua em portos no nordeste e no sul do país.

 

Somente nos meses de janeiro a outubro de 2019, a produção pesqueira de Itapemirim alcançou a marca de 1.375.175 quilos. Em 2018 foram produzidos dois milhões, duzentos e sessenta e oito mil, setecentos e trinta e seis quilos, figurando entre os maiores volumes de pescado registrado por um único município no Brasil e o maior volume registrado por um único

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 271

Junho / 2018

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


40ª Corrida de São Pedro contou com mais de mil participantes P. 08
Polícia Federal investiga tramas políticas em Itapemirim P. 4
Falso professor é desmascarado em Marataízes P. 7
Agência do Bandes Fundesul Presidente Kennedy já tem data para inaugurar P. 5

Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.