Menu

Home Marataízes Cidade

Mesmo sem estar finalizada, Nova Orla da Praia Central é aberta ao público

O trânsito também foi liberado nas duas pistas de rolamento do local. Alguns ajustes ainda precisam ser concluídos para que a obra possa ser inaugurada de forma oficial

Por Helio Barboza | 30.12.2019

 

Ao lado da primeira dama e convidados, o prefeito, de forma informal, fez a inauguração simbólica do novo espaço público

Não foi uma inauguração oficial, já que ainda faltam algumas intervenções para se adequar ao projeto, mas a nova orla de Marataízes já está aberta aos moradores, turistas e visitantes.

 

No início da noite deste sábado, 28, o prefeito de Marataízes, Robertino Batista, de maneira bastante singela e informal, fez a inauguração simbólica das duas primeiras etapas da reurbanização da orla da Praia Central, oferecendo um novo espaço público aos frequentadores da cidade.

 

Ao lado de secretários do governo municipal, vereadores, servidores e populares que transitavam pelo local, e ao som de uma animada bandinha carnavalesca, o prefeito se mostrou muito satisfeito em poder entregar, em parte, uma das obras mais esperadas da cidade após a recuperação da praia, que aconteceu há mais de dez anos – “Gostaríamos de estar aqui hoje fazendo a inauguração oficial. Infelizmente, devido as chuvas que caíram nos últimos dias, o cronograma da obra foi atrasado, faltando alguns pequenos detalhes para serem concluídos. As obras irão continuar e, em breve, todos os equipamentos estarão funcionando perfeitamente”, destacou o prefeito.

 

Na ‘cerimônia’, figuras importantes também compareceram e deram seu depoimento de alegria com a obra, como foi o caso do craque do passado, Reinaldo, ídolo de várias torcidas pela grandeza de seu futebol e imortalizado pela torcida do Atlético Mineiro. Se dizendo mais um apaixonado por Marataízes, Reinaldo confessou que foi amor a primeira vista – “Conheço Marataízes desde a década de 80. Me encantei por esta cidade e por sua gente. Sempre que posso faço questão de vir. Esta obra recoloca Marataízes no lugar de destaque de onde nunca deveria ter saído”.

 

Quem também se fez presente foi o deputado federal Evair de Melo. Ele também parabenizou os gestores e principalmente a população local – “Estão de parabéns o Governo do Estado e a Prefeitura de Marataízes por serem sensíveis e entenderem da importância desta obra para a cidade. Tenho certeza de que a população local também está muito feliz e orgulhosa por ter um espaço tão adequado como este. Difícil vai ser ficar sem vir à Marataízes”, disse.

 

Opinião

Moradores e visitantes também aprovaram a obra. É o caso de uma das mais antigas moradoras do balneário, a hoteleira Dona Marlene, do antigo Hotel Dona Balbina. “A obra ficou muito bonita. Era um sonho de todos ver a Praia Central recuperada. Aqui é e sempre foi o nosso cartão de visitas”, falou.

Estacionamento, abrigo para ônibus, ciclovia, calçadão, playgroud, quadras de esportes, quiosques...são muitas as opções na nova orla da principal praia da cidade

Um casal de turistas, de Belo Horizonte, os médicos Bruno Nogueira e Monica Castro, também elogiou a nova orla da praia. “Faziam uns três anos que não vínhamos para Marataízes.

 

Ficamos admirados quando vimos a obra. Com a extensão da faixa de areia, os espaços foram muito bem aproveitados e com acessibilidade. A cidade ganha muito com esse equipamento”, pontua.

 

Como não poderia deixar de ser, também houve quem criticasse. Passeando com o neto Felipe pelo calçadão, Orlando Macedo, 58, morador de Vila Velha, fez críticas à altura dos quebra-molas e faixa de pedestres – “Passei mais cedo de carro pela nova pista e mesmo estando bem devagar, o carro raspou o fundo. Espero que corrijam isto. No mais, ficou muito bom, se tornando uma boa opção para os frequentadores de Marataízes”, finalizou.

 

Polêmica

A inauguração oficial da reurbanização da Orla da Praia Central estava inicialmente marcada para acontecer ontem mesmo. Porém, na noite anterior, em nota oficial, a Prefeitura de Marataízes informou o cancelamento da inauguração oficial, que previa a presença de autoridades do governo estadual e federal, alegando que os trabalhos não haviam sidos finalizados, tendo em vista que a construtora responsável pela execução das obras não conseguiu cumprir o cronograma devido as chuvas que caíram sobre a cidade no final de novembro e durante os primeiros dias desse mês de dezembro. As redes sociais se agitaram com os internautas dando uma conotação política ao fato e a polêmica se alastrou. Para a grande maioria das opiniões, o cancelamento se deu pelo motivo do governador do Estado ter convidado a deputada federal Norma Ayub para a inauguração da obra, o que teria desagradado o staff do prefeito Tininho. Mais cedo, circulou também uma mensagem de voz do ex-prefeito Toninho Bitencourt, onde ele afirma que também recebeu o convite do governador para estar presente na inauguração, mas que foi pego de surpresa com o seu cancelamento. 

 

A Obra

A obra foi dividida em quatro etapas, sendo que a primeira e a segunda etapa, que são as que estão sendo executadas no momento, foram custeadas pelo Governo do Estado, que por meio de convênio firmado disponibilizou recursos na ordem aproximada de R$ 14 milhões. Deste total, apenas R$ 3 milhões foram repassados pelo Estado até o momento. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Obras, para que o serviço não fosse paralisado, a prefeitura está fazendo aporte desses valores com caixa próprio, para que, ao término da obra, o governo faça a reposição deste valor. 

 

Com o caixa cheio fruto do aumento no repasse dos royalties, o prefeito tem garantido que irá dar continuidade à obra após o verão, realizando mais uma etapa (do antigo Chalé 70 até o Condimínio do Meio). Ele ainda afirma que desta vez os recursos necessários serão dos cofres da própria municipalidade.

 

 

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 271

Junho / 2018

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


40ª Corrida de São Pedro contou com mais de mil participantes P. 08
Polícia Federal investiga tramas políticas em Itapemirim P. 4
Falso professor é desmascarado em Marataízes P. 7
Agência do Bandes Fundesul Presidente Kennedy já tem data para inaugurar P. 5

Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.