Menu

Home Itapemirim Meio Ambiente

Projetos ambientais apoiados por Itapemirim ganham destaque nacional

Os dois projetos foram classificados e estão participando do 14º Congresso de Meio Ambiente, que está acontecendo em Poços de Caldas

Por Helio Barboza | 28.09.2017

 

 

Parceria - Produtores rurais são parceiros no Projeto Mata Ciliar em Itapemirim

Até este mês de setembro 91 propriedades rurais já haviam sido cadastradas, das quais 60 já foram contempladas pelo Projeto Mata Ciliar, da Secretaria de Meio Ambiente de Itapemirim (SEMMA).

O Projeto Mata Ciliar tem como propósito a recuperação de áreas ciliares degradadas, promovendo o replantio e levando conscientização aos proprietários rurais.

Para colocar o projeto em ação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Itapemirim, firmou parceria com produtores rurais fornecendo insumos e acompanhamento técnico para a recuperação de áreas ciliares degradadas.

Outro projeto desenvolvido com o apoio da SEMMA é o da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Itapemirim, que impactaram de forma positiva tanto o aspecto social quanto ambiental.

O sucesso destes dois projetos foi confirmado. Eles foram selecionados e aprovados para participarem do 14º Congresso Nacional de Meio Ambiente, que acontece em Poços de Caldas, Minas Gerias. Ao final do congresso, 10 trabalhos apresentados serão publicados na Revista Acta Brasiliensis.

 

Diagnóstico e recuperação

O mau uso dos recursos, a degradação ambiental vem, a cada ano, levando a escassez de bens como a água dos rios, elemento de fundamental importância para a manutenção das atividades agrícolas, pecuárias, industriais, comprometendo diretamente o homem.

O engenheiro agrônomo Marcos Antônio Sattler (Doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro ), explica que a Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim sofre com desmatamento para implantação de atividades agropecuárias, além da exploração de recursos minerais.

Foi este quadro alarmante que levou a Secretaria Municipal de Meio ambiente a desenvolver e fortalecer o projeto Mata Ciliar, que tem como objetivo incentivar os produtores rurais, por meio de cessão de insumos e orientações técnicas pré e pós plantio, a aderirem ao programa para recuperar as áreas de mata ciliares e de recarga hídrica em suas propriedades.

 

Investimento

Até o momento, a SEMMA contabiliza o fornecimento de mais de 50 mil metros de arame farpado, 117 quilos de grampos, 385 duzias de mourões, 55 quilos de formicida e aproximadamente 30.000 mudas de espécie nativa da Mata Atlântica.

 

Conscientização

Por ocasião do dia da árvore, nesta última quinta feira (21), lideranças regiliosas foram convidadas para um encontro com o prefeito em exercício, Dr. Thiago, juntamente com a equipe da SEMMA, representada pelo secretário Thiago Leal, para apresentação e parceria de projetos sócio-ambientais. Além disso foram distribuidas 300 mudas de árvores nativas para a população.

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 262

Setembro / 2017

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.