Menu

Home Litoral Sul Agropecurária

Incaper reúne produtores de abacaxi e pecuaristas em Presidente Kennedy

Pecuaristas e Plantadores de abacaxi de Itapemirim, Presidente Kennedy e Marataízes conheceram novas técnicas

Por Redação | 29.09.2017

 

O Incaper promoveu nesta quinta-feira, 28, no Auditório da Secretaria de Educação de Presidente Kennedy, um importante encontro que reuniu pecuaristas e produtores de abacaxi dos municípios de Marataízes, Itapemirim e Presidente Kennedy, para apresentar novas técnicas que vão agregar valor e reduzir custos de produção.

Se por um lado temos fruticultores que descartam os resíduos do abacaxizeiro, enquanto do outro estão pecuaristas que buscam alternativas para a alimentação do rebanho, é aí que entra o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), com ações que irá contribuir para garantir mais sustentabilidade à agropecuária da Região Sul capixaba.

Trata-se da recomendação de utilização da silagem do abacaxizeiro para bovinos. A tecnologia vem sendo estudada nos últimos anos, bem-sucedida em Frutal, cidade mineira, mas ainda é pouco utilizada por produtores da região.

O zootecnista Bernardo Lima Bento de Mello, do Incaper, explicou que “Em Presidente Kennedy, Marataízes e Itapemirim, são jogados fora por ano cerca de 1.400 hectares de abacaxizeiro. Ao invés de descartar, o fruticultor pode vender este material para o pecuarista. O bovinocultor, por sua vez, ganha uma opção mais barata para a alimentação do gado, com um produto facilmente encontrado na região”.

Durante todo o dia, os produtores foram capacitados a respeito das técnicas adequadas para a ensilagem do abacaxizeiro para bovinos.  

O pesquisador do Incaper Luiz Carlos Santos Caetano falou da nova tecnologia como potencial de agregação de renda na cultura do abacaxi. O extensionista Bernardo Lima Bento de Mello e o pesquisador Bevaldo Martins Pacheco, ambos do Incaper, trataram sobre a colheita, ensilagem e utilização da silagem do abacaxizeiro para alimentação de bovinos.

Durante o evento, dois extensionista do Incaper - Solimar Santana Machado Gonçalves e José da Costa Neto orientaram uma visita em uma propriedade local que já está utilizando o processo de colheita mecanizada do abacaxi.

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 271

Junho / 2018

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


40ª Corrida de São Pedro contou com mais de mil participantes P. 08
Polícia Federal investiga tramas políticas em Itapemirim P. 4
Falso professor é desmascarado em Marataízes P. 7
Agência do Bandes Fundesul Presidente Kennedy já tem data para inaugurar P. 5

Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.