Menu

Home Geral Negócios

Especialista do Bandes dá 5 dicas de como se tornar um bom gestor do seu próprio negócio

Por Redação | 12.11.2017

 

É impossível abrir um negócio sem lidar com pessoas. Muitas são as dicas de como lidar com o cliente. O gerente Comercial e de Relacionamento do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Ricardo Mendes, falou sobre cinco conselhos simples para que você se torne um bom gestor do seu próprio negócio.

Afinal, saber lidar com a equipe é algo vital para a micro e para a pequena empresa. Vamos lá?

Conheça bem a sua equipe. Pessoas são pessoas. Cada um é um universo diferente, com defeitos e habilidades. “Saber quais são eles e como lidar é importante para planejar o sucesso do seu negócio”, destaca o gerente.

Crie um planejamento. Até quando se trata de pessoas, planejar é essencial! Assim, distribua tarefas de acordo com os talentos de cada um. Ricardo explica que apostar nas qualidades, estipular prazos e ficar sempre atento é essencial para manter o empreendimento no rumo certo.

Crie uma planilha. Ela ajuda a você saber em que pé anda a tarefa de cada colaborador. “Estipule metas possíveis de ser realizadas, de acordo com a capacidade de cada um”, destaca. Siga a risca sua planilha, para não ter surpresas no final.

Estimule o "feedback". É sempre bom reunir a equipe, de quando em quando, para ouvir e ser ouvido. Assim, estimule a cultura do "feedback" no seu negócio, primando sempre pela franqueza mas também pela cooperação entre os colaboradores.

Saiba motivar. Um bom gestor é, antes de mais nada, um bom motivador. Logo, procure sempre ser uma fonte de inspiração para todos aqueles que estejam à sua volta. 

E quando precisar, recorra ao financiamento. Empreendedores de micro e pequeno porte tanto da cidade quanto do campo têm à disposição uma estrutura de acesso ao crédito por meio das linhas do Bandes. Para se tornar cliente do banco capixaba, com financiamentos que podem chegar a R$ 200 mil, o empreendedor não precisa sair de seu município.

 

Como chegar ao crédito

O Bandes tem parceiros-consultores em nos 78 municípios do Espírito Santo. Eles estão aptos a elaborar as propostas de financiamento, conhecem a documentação necessária e as melhores opções de crédito para cada caso. Para chegar a um parceiro-consultor, basta ligar para o Bandes Atende (0800 283 4202) ou acessar o site www.bandes.com.br e se informar sobre os telefones e os endereços dos consultores mais próximos e marcar uma visita.

Os parceiros-consultores ajudam o cliente a reunir toda a documentação formal para dar início ao processo junto ao Bandes. Dependendo do valor solicitado e do prazo referentes ao investimento, o dinheiro é liberado em parcela única ou em parcelas, de acordo com a execução do projeto.

 

Simulação

Caso esteja interessado, você pode fazer uma simulação no site ou no aplicativo para smartphones. Basta responder algumas perguntas para saber que tipo de crédito é o ideal. “Esta ferramenta é muito útil porque permite calcular o valor que você pode obter em cada instituição financeira, além dos prazos de pagamento e taxas de juros que deverá pagar em cada caso”, destaca o diretor de Crédito.

O atendimento pode ser feito presencialmente na sede do banco. Pelo site, você encontra os endereços dos parceiros consultores, em todos os municípios capixabas.

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 262

Setembro / 2017

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.