Menu

Home Litoral Sul Cidade

Hospital Evangélico irá parar serviço de urgência, emergência e Pronto Socorro em Itapemirim

Atendimentos serão paralisados no próximo dia 26 de dezembro, início da temporada de verão.

Por Helio Barboza | 14.11.2017

 

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Oliveira, recebeu o comunicado da paralização do HECI

Em correspondência enviada no último dia 10 de novembro ao secretário de Estado da Saúde, Ricardo Oliveira, o superintendente do Hospital Evangélico, Wagner Medeiros Júnior e o presidente do Conselho Deliberativo, Elizeu Crisóstomo de Vargas comunicaram que a partir do próximo dia 26 de dezembro será interrompido o atendimento de urgência e emergência na unidade do litoral, em Itapemirim (Hospital Santa Helena), assim como também as atividades do Pronto Socorro da mesma unidade.

De acordo com os gestores do Hospital Evangélico, a decisão decorre dos elevados déficits financeiros gerados para manutenção dos atendimentos, alegando que os recursos obtidos do SUS não são suficientes para cobrir as despesas. Eles também justificam tal medida dizendo que os serviços estavam sendo bancados pela matriz (HECI), mas que a capacidade de endividamento foi esgotada para continuar cobrindo a manutenção com recursos próprios.

Os gestores do HECI ainda lembraram ao secretário que foram feitos inúmeros esforços para evitar tal decisão, mas diante do não cumprimento dos acordos firmados e a elevação dos custos operacionais sem a devida contrapartida nas receitas estariam inviabilizando a continuidade dos serviços prestados. Segundo deixaram claro, a medida tomada é causada pelo atraso no repasse dos recursos por parte das prefeituras - Itapemirim e Marataízes.

Para finalizar, os gestores do HECI reafirmaram que não é competência da entidade o financiamento dos serviços prestados ao SUS, que conforme a Constituição Federal, em seu artigo 196, estabelece que “a saúde é direito de todos e dever do Estado”, o que significa dizer que a competência de financiamento do setor recai exclusivamente sobre União, Estados e Municípios, e não aos hospitais.

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 262

Setembro / 2017

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.