Menu

Home Rio Novo do Sul Catástrofes

Chuvas causaram estragos na Região Sul do Estado

Por Redação | 18.03.2018

 

 

 

A forte chuva que caiu sobre o Espírito Santo neste sábado (17), colocou várias cidades em estado de emergência.

 

No sul do Estado, Guarapari chegou a receber cerca de 117 milímetros de água, a maior registrada em todo o Espírito Santo. 

A zona rural de Guarapari também foi bastante afetada. Um rio transbordou e impediu o acesso de moradores à várias localidades.

 

Em Iconha, principalmente nas cabeceiras do rio que corta o município, as fortes chuvas provocaram o alagamento de várias vias do município, incluindo a BR 101, que ficou interditada por cerca de duas horas.

 

O alagamento ocorreu por volta de 13 horas. Também ocorreram quedas de barreira em vários pontos do município. A rodovia só foi liberada cerca de duas horas depois.

No interior, uma ponte de 10 metros em Duas Barras, que liga a comunidade de São José também caiu, deixando a localidade sem acesso.

Ponte de Bom Destino, em Iconha. (FT Livinha Mozer)

Em Rio Novo do Sul, a cidade que mais sofreu com a chuva, houve inundações e moradores e comerciantes tiveram grandes prejuízos materiais, com logistas perdendo mercadorias e moradores tendo móveis e alimentos deteriorados..

 

Um desabamento chegou a soterrar um homem, que socorrido sobreviveu e passa bem.

O prefeito da cidade, Thiago Fiorio usou as redes sociais para fazer um apelo dramático pedindo ajuda, principalmente de água potável e alimentos para atender aos mais necessitados atingidos pela inundação.

 

O abastecimento de água foi paralisado devido ao grande volume de lama no sistema de tratamento e distribuição para várias cidades da região, além do rompimento de uma adutora. Ainda não há previsão de retorno. A recomendação aos moradores de Guarapari, Piúma e Anchieta é que economizem água e evitem o desperdício". Para atendimento ao cliente, ligue 115.

 

Em Anchieta a chuva também veio forte e complicou bastante o acesso às comunidades do interior. A defesa civil informou que uma ponte entre Olivania e Duas Barras foi levada pela correnteza isolando a comunidade de Olivania. Duas famílias estão desalojadas.

 

Solidariedade

Atendendo ao apelo do prefeito Thiago Fiorio, vários municípios vizinhos fizeram mutirão para ajudar população de Rio Novo, para onde enviaram água, alimento, colchões e até móveis para doar aos moradores. O Pavilhão da Ilha da Luz, em Cachoeiro, está servindo de base para receber os donativos. A Prefeitura de Cachoeiro informou ainda que disponibilizou maquinários e servidores para ajudar na limpeza das ruas em Rio Novo.

 

A Prefeitura de Marataízes também entrou na rede de solidariedade e está arrecadando colchonetes, água potável, alimentos, cobertores e roupas. Quem quiser doar é só entregar no ginásio da escola José Marcelino, na Secretaria de Defesa Social ou na prefeitura.  Quem não tiver condições de levar pode ligar para o número 153 da Guarda Municipal que uma equipe vai coletar o donativo.

Caminhão Pipa cedido pela Prefeitura de Itapemirim para auxiliar moradores de Rio Novo do Sul

Desde as primeiras horas, diante da gravidade da situação, a Prefeitura de Itapemirim também se pôs em ação para angariar donativos para levar à Rio Novo. O prefeito em exercício, Thiago Peçanha disponibilizou servidores, caminhões pipa e maquinários pesados para auxiliar a recuperação da cidade vizinha – “Também tivemos muitos problemas com as chuvas no interior de Itapemirim, mas nossa situação nos permite a sermos solidários”, revelou Peçanha.

 

Monitoramento

O Governo do Estado, desde as primeiras horas após a chuva, passou a monitorar a situação de várias cidades e colocou maquinários, defesa civil e Corpo de Bombeiros de prontidão para auxiliar resgates de pessoas e até mesmo de animais ilhados.

A meteriologia previa que as chuvas continuassem sobre a região neste domingo, mas apesar do forte calor e da formação de nuvens no meio da tarde, elas se dessiparam e as chuvas não vieram.

 

 

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 271

Junho / 2018

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


40ª Corrida de São Pedro contou com mais de mil participantes P. 08
Polícia Federal investiga tramas políticas em Itapemirim P. 4
Falso professor é desmascarado em Marataízes P. 7
Agência do Bandes Fundesul Presidente Kennedy já tem data para inaugurar P. 5

Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.