Menu

Home Estado Administração

TCE-ES adota princípios de Governança

Por Redação | 15.05.2018

 

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) adotou em seu planejamento estratégico os princípios de Governança. A finalidade é melhorar a qualidade dos serviços ofertados à população. As boas práticas administrativas compreendem, essencialmente, os mecanismos de liderança, estratégia e controle para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, visando à condução de políticas públicas.

 

O diretor de Governança da Corte, Leanderson Cordeiro, explicou que Governança e gestão são funções complementares. “Enquanto a gestão faz o manejo dos recursos colocados à disposição da organização e busca o alcance dos objetivos estabelecidos, a Governança provê direcionamento, monitora e avalia a atuação da gestão, com vistas ao atendimento das necessidades dos cidadãos e demais partes interessadas”.

 

Ele apontou como mecanismos da Governança: a liderança, a estratégia e o controle. Cada um será implementado em ações específicas no TCE-ES.

 

No quesito liderança, o Tribunal está estruturando um programa de desenvolvimento de lideranças, capacitando os principais cargos de gestão da Corte, buscando aumentar a competência para liderar os processos de trabalho.

 

“Lideranças capacitadas estarão melhor preparadas para conduzir a estratégia organizacional. Serão envolvidos aspectos como: definição e alcance da estratégia, definição e monitoramento de objetivos, alinhamento de estratégias e operações”, assinalou Cordeiro.

Já o mecanismo de controle envolverá a avaliação e tratamento dos riscos existentes na execução desses processos. Está relacionado com a transparência, prestação de contas e responsabilização pelos atos praticados.

 

Esforços

E para consolidar tais mecanismos, o diretor de Governança destacou que uma série de esforços estão em andamento no Tribunal, como: programa de desenvolvimento de lideranças; treinamento sobre Governança e gestão voltados para resultados; acompanhamento do projetos em desenvolvimento 2018; direcionamento para escolha dos projetos para 2019; direcionamento para o orçamento de 2019; revisão do plano estratégico para 2019; gestão por Processos (treinamento e desenvolvimento de método em 2018 e implantação em 2019).

 

“Quando executamos as ações de forma planejada passamos a oferecer serviços públicos de melhor qualidade e otimizamos os recursos públicos. As ações passam a ser executadas de uma forma que contemple o todo. Não apenas ações executadas de forma isoladas e sem gerar resultados efetivos para a instituição”, enfatizou Cordeiro.

 

 

Comentários Facebook


Confira nossa última Edição
e fique informado!

 

Edição 271

Junho / 2018

  Todas as Edições

Leia na Edição Impressa


40ª Corrida de São Pedro contou com mais de mil participantes P. 08
Polícia Federal investiga tramas políticas em Itapemirim P. 4
Falso professor é desmascarado em Marataízes P. 7
Agência do Bandes Fundesul Presidente Kennedy já tem data para inaugurar P. 5

Atendimento

  (28) 99916-0361

  ojornal@ojornalonline.com.br

 

Rua Helena Valadão, 59
Cidade Nova
Marataizes - ES
CEP: 29.300-000

O Jornal Online

 

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.

 

© 2017 O Jornal Online. Todos os direitos reservados.