Região Sul/ES,


Busca

Por Helio Barboza

Comparação do preço da gasolina entre países mostra Brasil esfolando consumidor

17.11.2021

Gasolina mais cara: 4 motivos para disparada de preço dos combustíveis -  BBC News Brasil

Estudos encomendados pelo site EMANCIPA, que teve como base informações prestadas pelos governos de cinco países, dão conta do quanto que o consumidor brasileiro vem sendo ‘esfolado’ pela política de preços dada aos combustíveis, no caso a gasolina, que é determinante para estabelecer o custo de vida e a inflação que volta de forma avassaladora nestes últimos três anos.

A pesquisa recolheu dados do Brasil, Estados Unidos, Grã Bretanha, Itália e Argentina.

Nela foram feitos comparativos com o valor cobrado pelo litro da gasolina, em Reais (R$), o salário mínimo vigente em cada um desses países, o custo de um taque de gasolina com 35 litros e a porcentagem que ele representa em relação ao salário mínimo.

Apenas na Grã Bretanha e Itália, o preço de gasolina, em Reais, é maior do que no Brasil. Porém, se considerarmos o impacto que esses valores têm em relação ao salário mínimo nestes países, (3,7% e 4,8%, respectivamente), é muito menos do que no Brasil, cujo preço cobrado nas bombas de combustíveis compromete cerca de 25% do salário mínimo.

Lembrando que, em todo mundo o preço do barril é em dólar, até mesmo para países produtores. O resultado pode ser conferido no quadro abaixo, onde se observa que a diferença do preço nos postos de combustíveis, comparado com o Brasil, é enorme.

Veja e tire suas conclusões

Vídeos
-->