Região Sul/ES,


Busca

TURISMO/GASTRONOMIA • Guarapari

Rota da Ferradura, nas montanhas de Guarapari, é alternativa para feriadão com chuva

Por Manoel Alves | 10.10.2021

Rota da Ferradura,entre Buenos Aires e Boa Esperança,Guarapari-ES.Foto Manoel Alves

O município de Guarapari, no litoral sul capixaba é sem dúvida o balneário mais famoso do estado e o cartão postal do turismo de praia no Espírito Santo. Mas, de uns tempos para cá é o turismo de montanha, o agroturismo que vem atraindo turistas de várias cidades do estado e até de outros estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Final de semana chuvoso e frio, clima ideal para um passeio pelas montanhas de Guarapari, tomar um vinho, uma cerveja artesanal, comer uma galinha caipira com polenta, um filezinho de tilápia, uma porção de carne de sol tomando uma cerveja é tudo de bom. Tudo isso pode ser feito em casais, famílias ou entre amigos. Todas essas gostosuras e bons restaurantes tem atraído a cada dia mais turistas para a Rota da Ferradura, a mais conhecida das montanhas de Guarapari, que compreende as comunidade de Buenos Aires, Boa Esperança e Arraial de Jabuti.

Filé de Tilápia com aipim a moda da casa, no Restaurante O Pereira.Fotos Manoel Alves

Galinha com polenta no Restaurante do Ademir

A vantagem das montanhas de Guarapari estarem à apenas 12km do centro do balneário faz com que muitos turistas que chegam para curtir praia queiram também conhecer as montanhas do município. O roteiro mais procurado por turistas e moradores da cidade é o Rota da Ferradura que interliga a BR101 às comunidades de Buenos Aires (nossa Argentina capixaba), Boa Esperança e Arraial de Jabuti.Rota da Ferradura é um roteiro ideal para se fazer em família, sem muita pressa, mas que também não precisa de tanto tempo.

Estrada Rota da Ferradura sentido Boa Esperança,zona rural de Guarapari.Foto Manoel Alves

Para quem está no centro de Guarapari deve pegar a Rodovia Jones Santos Neves sentido BR101, de onde você decidirá se começa ou finaliza via Buenos Aires. Sugerimos aqui que você inicie o passeio por Arraial de Jabuti e Boa Esperança. Neste caso, ao chegar no trevo da BR101 seguirá sentido Rio de Janeiro e apenas 4 km adiante você tem a sua direita a entrada da Rota da Ferradura.

Duas coisas tornam quase que obrigatório antes de seguir curtindo as paisagens da estrada; ali mesmo às margens da BR101 você tem duas figueiras, um lindo e grande pé de Figueira e uma linda, ampla e moderna lanchonete que leva o mesmo nome em homenagem à arvore que fica em frente. É a partir da Figueira que começa seu passeio pela linda Rota da Ferradura.

Vale da Rota da Ferradura

Estrada de Buenos Aires,o charme das montanhas de Guarapari.Foto Manoel Alves

A Lanchonete Figueira é daquelas de beira de estradas que você chega para um simples lanche e leva um tempo comprando todas aquelas guloseimas gostosas do agroturismo capixaba. Ali além do lanche, você pode tomar um café especial, comer um pão com linguiça, degustar ou comprar uma cachaça ou cerveja artesanal, adquirir um bom queijo da região, biscoitos, geleias e vários outros produtos da região.

Seguindo então já na Rota da Ferradura você passará pelo povoado de Arraial de Jabuti, ainda sem opções gastronômicas, e seguindo curtindo as paisagens da região que oscilam entre pastagens, plantações e mata nativa logo depois você encontra o já bastante conhecido bar e restaurante O Pereira, um local ideal para quem quer comer uma comidinha caseira com sabor da roça, ouvindo o barulho da água correndo no rio, ouvindo o cantar de uma sabiá ou canário da terra enquanto aprecia a beleza das montanhas de Guarapari. Ambiente extremamente familiar, oferece diversas opções para tira-gosto em porções, tendo como carro chefe da casa filé de Tilápia com aipim à moda da casa. Outras opções são uma deliciosa linguiça caseira, contrafilé, carne de sol, frango à passarinho, torresmo, calabresa e ainda os acompanhamentos que são pedidos à parte, como feijão, feijão tropeiro, fritas, farofa e vinagrete. Através de agendamento o turista também pode encomendar uma deliciosa galinha caipira ao molho pardo com polenta.

O Pereira,ambiente agradável em harmonia com a natureza

Filé de Tilápia com aipim a moda da casa, no Restaurante O Pereira.Fotos Manoel Alves

Marina e Geraldo Pereira,com simplecidade e atendimento espcial transformaram o Cantinho da Tilápia numa referência.Foto Manoel Alves

Ao atravessar a estrada que passa ao lado você encontra a sorveteria pertencente à mesma família e que fica a cargo de Simone Duarte. Ali além de diversas marcas de sorvetes, você encontra açaí e uma variedades de produtos caseiros como bolos, biscoitos, doces e uma infinidade de produtos do agroturismo.

Poucos metros após O Pereira, à esquerda fora da estrada principal, você encontra a Cervejaria Speranza, um novo point da região que já atrai turistas nos finais de semana.

Seguindo seu passeio pela Rota da Ferradura pouco depois você chega à Boa Esperança, uma típica comunidade do interior capixaba com sua Igreja de São Bento, campo de futebol e de bola de massa(bocha). Poucos metros depois comunidade fica localizado à sua esquerda o já famoso Restaurante Cantinho da Tilápia.

Igreja de São Bento,em Boa Esperança

O Cantinho da Tilápia é um daqueles lugares prazerosos que você chega, respira fundo (ar puro), pede uma cerveja e um tira-gosto e não quer mais ir embora. Um local ideal para um almoço em família ou uma cerveja com amigos, saborear uma cerveja artesanal ou uma boa cachaça ouvindo o barulho da água e o cantar dos passarinhos num ambiente cercado por uma deslumbrante mata verde que é um encanto e contando sempre com um atendimento diferenciado pelos proprietários Marina e Geraldo Pereira e toda sua eficiente equipe.

Cantinho da Tilápia,para quem busca paz e tranquilidade junto a natureza

Restaurante Cantinho da Tilápia,em Boa Esperança,Guarapari-ES.Ideal para você e sua família.fotos Manoel Alves

O Restaurante Cantinho da Tilápia hoje é uma referência na gastronomia da região e atrai clientes da região, da Grande Vitória e até de outros estados. O forte da casa é a tilápia, mas trabalha também com carnes, frango e sob encomenda, galinha caipira. Funciona dia e noite, com exceção das quartas-feiras que é folga. No Cantinho da Tilápia você é sempre muito bem recebido pelos proprietários Marina e Geraldo Pereira e toda sua equipe.

Refeição no Cantinho da Tilápia

Galinha Caipira no Cantinho da Tilália,sob encomenda

Filé de Tilápia,no Restaurante Cantinho da Tilápia.Fotos Manoel Alves

Depois de saborear o filé de tilápia preparado especialmente por Marina Pereira (sócia-proprietária) saindo do Cantinho da Tilápia, é hora de continuar o passeio seguindo sentido Buenos Aires, sempre em estrada de asfalto e com as paisagens das nossas lindas montanhas.

Chegando em Buenos Aires, uma comunidade formada principalmente por famílias de imigrantes italianos, você tem a sua esquerda a venda dos Ferrarini e a sua direita após a Igreja de Santo Antônio, o Bar e Restaurante do Ademir, há 10 anos a principal referência gastronômica do local.

Igreja de Santo Antônio, padroeiro de Buenos Aires.Foto Manoel Alves

Ali mesmo às margens do campo de futebol sempre nos finais de semana fica uma simpática senhora vendendo os produtos caseiros da Associação de Produtores Rurais de Buenos Aires. Você irá encontrar desde bolos diversos, doces, geleias, queijos, pão e biscoitos caseiros.

No Bar e Restaurante do Ademir, num ambiente tranquilo e familiar, você pode comer a melhor galinha caipira da região, uma costela no bafo, Virada Mineira, carne de porco na lata, torresmo, choriço, linguiça caseira e tudo que te remete aos bons tempos da comida caseira no fogão à lenha, e uma verdadeira variedades de petiscos do mundo rural. Funciona de segunda à segunda durante o dia, para o período noturno, favor consultar antes. É saindo do Restaurante do Ademir que se tem acesso à Cachoeira do Barbudo, principal ponto turístico de Buenos Aires no período de verão.

Bar e Restaurante do Ademir,10 anos de Buenos Aires

10 anos do Restaurante do Ademir em Buenos Aires.Matheus,Ademir,Lucas,Lara e João Gomes,família Restaurante do Ademir

Lara e Ademir Gomes,com a Virada Mineira,um dos novos pratos do Restaurante do Ademir

Carne de porco na lata com feijão tropeiro no Restaurante do Ademir

Serviço

Informações e reservas:
O Pereira (Boa Esperança) – 27-99756-2040 (Sidnei) 99627-9100 (Silas)!
Cantinho da Tilápia (Boa Esperança) – 27-99859-9608 e 99667-1639
Bar e Restaurante do Ademir (Buenos Aires)27-3114-2880 e 99780-8322.
Sitio Recanto dos Lagos, Buenos Aires, aluga para finais de semana,27-99603-3150.

Cortes na Ciência afetam estudos de vacinas brasileiras contra a Covid
PESQUISAS

Cortes na Ciência afetam estudos de vacinas brasileiras contra a Covid

China vacinará crianças de 3 a 11 anos, em meio a novos casos de Covid-19
VACINAÇÃO

China vacinará crianças de 3 a 11 anos, em meio a novos casos de Covid-19

Brasileiros se manifestam em Lisboa contra presença de Marcelo Queiroga
PROTESTOS

Brasileiros se manifestam em Lisboa contra presença de Marcelo Queiroga

OMS alerta que crise da Covid-19
PANDEMIA

OMS alerta que crise da Covid-19 "está longe de terminar"

Prefeitura repara estragos das chuvas nas vias públicas em Marataízes
Cidade

Prefeitura repara estragos das chuvas nas vias públicas em Marataízes

TRE-ES adia julgamento de processo contra chapa eleita nas Municipais de Marataízes
ELEIÇÕES 2020

TRE-ES adia julgamento de processo contra chapa eleita nas Municipais de Marataízes

Árvore gigante e 80 mil microlâmpadas irão decorar Anchieta neste natal
NATAL

Árvore gigante e 80 mil microlâmpadas irão decorar Anchieta neste natal

Curso de Formação de Guarda-Vidas prepara profissionais em Marataízes
Segurança

Curso de Formação de Guarda-Vidas prepara profissionais em Marataízes

Sefaz realiza operação ‘Pedra Bruta’ e apreende 80 chapas de granito
Fiscalização

Sefaz realiza operação ‘Pedra Bruta’ e apreende 80 chapas de granito

Governo do Estado lança mais 2.500 vagas no programa CNH Social
INCLUSÃO

Governo do Estado lança mais 2.500 vagas no programa CNH Social

Valorização: Plano de Carreira do magistério será reestruturado pelo Governo do Estado
EDUCAÇÃO

Valorização: Plano de Carreira do magistério será reestruturado pelo Governo do Estado

Espírito Santo é o primeiro estado do País a disponibilizar ônibus adaptado para obtenção de CNH
ACESSIBILIDADE

Espírito Santo é o primeiro estado do País a disponibilizar ônibus adaptado para obtenção de CNH

Técnica de enfermagem é presa ao tentar matar marido em Cachoeiro
POLÍCIA

Técnica de enfermagem é presa ao tentar matar marido em Cachoeiro

Deputada Janete de Sá comanda audiência pública para debater violência contra mulher
AUDIÊNCIA PÚBLICA

Deputada Janete de Sá comanda audiência pública para debater violência contra mulher

Assassino de vendedora usava perfis falsos para atrair mulheres
FEMINICÍDIO

Assassino de vendedora usava perfis falsos para atrair mulheres

Bolsonaro e Guedes já aumentaram gasolina em 73,4% neste ano para favorecer acionistas
Custo Brasil

Bolsonaro e Guedes já aumentaram gasolina em 73,4% neste ano para favorecer acionistas

Governador assina Ordem de Serviço para obras de contenção das marés em Meaípe
Infraestrutura

Governador assina Ordem de Serviço para obras de contenção das marés em Meaípe

Ação da Sefaz apreende 23 pneus de caminhão vendidos sem nota fiscal
SONEGAÇÃO

Ação da Sefaz apreende 23 pneus de caminhão vendidos sem nota fiscal

Juros do cartão de crédito aceleram e atingem o maior nível em 4 anos
Economia

Juros do cartão de crédito aceleram e atingem o maior nível em 4 anos

Petrobras reajusta mais uma vez preços da gasolina e do diesel
Custo Brasil

Petrobras reajusta mais uma vez preços da gasolina e do diesel

Vídeos
-->