Primeira turma do curso de Barista se forma em Vargem Alta
Por Redação | 29.07.2022
Um delicioso aroma de café tomou conta do Polo da Universidade Aberta do Brasil de Vargem Alta (UAB), na tarde desta quarta-feira (27). Foi o último dia do curso "Barista - Preparo e Serviço de Café", que capacitou produtores, empreendedores e entusiastas a preparar e servir a bebida com muita sofisticação e qualidade, ensinando a agregar valor aos seus negócios para fomentar ainda mais o agroturismo no município.
O curso teve carga horária de 15 horas e foi promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), por meio do Programa de Qualificação para o Turismo. As aulas foram ministradas pela barista Lúcia Barros, colaboradora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Prefeitura Municipal de Vargem Alta foi parceira nesta qualificação, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte.
O secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha, e o gerente de gestão do Turismo da Setur, Murilo Vago, fizeram questão de prestigiar o último dia do curso, assim como o prefeito Elieser Rabello, o secretário de Turismo de Vargem Alta, Elias Abreu (Maninho), e o coordenador do Senac no Sul do Espírito Santo, Walber Almeida.
Todos os presentes puderam degustar diversos preparos elaborados, capuccinos e outras bebidas feitas com base no café. Alguns dos grãos usados durante o curso foram fornecidos por produtores do município.
A aluna Gabriela Ortiz falou em nome de todos os demais cursandos, onde agradeceu a oportunidade de aprendizado. "Gostaria de agradecer a todas as instituições que proporcionaram esse curso para nós. Acho que falo em nome de todos quando digo que foram dias de muito aprendizado e aproveitamento. Gostaria que o curso durasse mais, pois foram momentos proveitosos que com certeza usaremos em nossas vidas e empreendimentos", disse.
"Gostaria de agradecer a cada aluno aqui presente. A gente trabalha muito para proporcionar o turismo de experiência. O turismo pode ser uma experiência de vida para aquele que se proporciona a viver este momento e vocês hoje são pessoas qualificadas a proporcionar essa experiência aos turistas. E proporcione mesmo! Invista em sua área, invista no que vocês sabem fazer de melhor, que é oferecer um café de qualidade para os nossos turistas", disse o coordenador do Senac Sul, Walber Almeida.
"O café hoje está numa onda muito positiva, assim como a cerveja artesanal e outros produtos do agroturismo. Não só vocês vão ganhar muito, mas a cidade também ganha com a capacitação de todos vocês", disse o secretário municipal, Elias Abreu.
O prefeito Elieser Rabello agradeceu a presença do secretário de Estado de Turismo e também o comprometimento do Governador do Estado, Renato Casagrande, com a qualificação do turismo no município de Vargem Alta. "Muito bom o curso. A gente vive em uma região montanhosa e produtora de café e chegou um tempo em que temos menos mão de obra nas lavouras, então precisamos otimizar e melhorar a qualidade do café, para produzirmos menos café, mas com maior qualidade, para termos condições de trabalharmos nas propriedades e termos mais oportunidades para comercialização. Só uma lavoura de café de qualidade já é atração para o turista e um café bem preparado desse jeito, agrega muito mais valor ao agroturismo de nossa cidade", afirmou Rabello.
Em sua fala, o secretário estadual de Turismo, afirmou que Vargem Alta vai receber outros cursos de qualificação para o turismo. "O Senac é nosso parceiro nessa ação. Outros cursos de qualificação virão para o município. Com o fim da pandemia, as pessoas querem lazer, querem ir para locais abertos, áreas de meio ambiente e com isso o turismo de Vargem Alta só tem a ganhar. Também teremos cursos de garçom, de camareira, cozinha italiana, cozinha mediterrânea, entre outros, para qualificar aquela pessoa que já trabalha na área, para trabalhar melhor, e para quem quer entrar no ramo ter a possibilidade de se capacitar. O objetivo é fortalecer o turismo local e criar possibilidades das pessoas aumentarem suas rendas e o turista ser bem atendido e ter a melhor experiência possível", disse.
Programa de Qualificação para o Turismo
O Programa de Qualificação para o Turismo Capixaba é coordenado pela Gerência de Gestão de Turismo da Setur e as capacitações são realizadas em parceria com as prefeituras, que mobilizam os interessados e viabilizam os locais para realização dos encontros.

Ex-secretário de Marataízes faz agradecimento à servidores e parceiros

O azul-turquesa do mar é pano de fundo de resort em Punta Cana

Ultraprocessados podem acelerar em quase 30% o declínio cognitivo

Pudim de leite condensado no forno

Casal denuncia truculência em abordagem policial no interior de MG

PM realiza apreensão de drogas em bairros de Guarapari

Tempo de partidos e coligações no Horário Eleitoral é divulgado pelo TSE

Marataízes dá início a reurbanização da Avenida Simão Soares

Ao deixar o Corinhtians, Willian desabafa: "Não volto a jogar no Brasil nunca mais"

Plano de Água, Esgoto e Resíduos Sólidos de Cachoeiro entra em vigor

Anchieta vacina contra poliomielite e multivacinação para adolescentes até 15 anos

Presidente da Samarco, reafirma compromisso com a sustentabilidade

Kennedy abre inscrições para a 3ª Etapa do Circuito MTB

Vereador agradece investimentos do Governo Estadual destinados à Cachoeiro

Vereadores cobram explicações de ex-gestores para a situação financeira revelada pelo Executivo

Quatro ruas do Bairro Maria Ortiz serão asfaltadas

Município irá ganhar Casa do Artesanato Anchietense

Decreto exonera quatro secretários e outros 15 servidores comissionados em Marataízes

Corredores de Itapemirim conquistam medalhas nas 10 Milhas do Mármore e Granito
